Mercosul se une para divulgar destinos

Brasil, Argentina e Uruguai vão promover juntos os seus respectivos destinos turísticos, por meio de pacotes integrados. O assunto foi discutido pelos representantes dos Ministérios do Turismo dos três países durante a FIT – Feira Internacional de Turismo da América Latina) -, que aconteceu em Buenos Aires, Argentina, na semana passada.

Os roteiros Caminhos do Gaúcho (incluindo visitação em estâncias e ecomuseus em Pelotas, Bagé e Uruguaiana), Rota Missões Jesuíticas e Caminhos da Erva-Mate (no Vale do Taquari) foram os projetos escolhidos para o trabalho conjunto, que consistirá em roteiros internacionais a serem promovidos pelos três países, com pacotes e preços de tarifários definidos.

Devem ocorrer lançamentos desses pacotes integrados em São Paulo, Montevidéu, Punta del Este, Buenos Aires e Tucuman. Cada país deverá fazer a promoção interna dos roteiros, além de providenciar para que no mínimo duas operadoras turísticas de cada país façam a comercialização.

Salto do Yucumã, no pioneiro
Parque Estadual do Turvo.

O ministro de Turismo da Argentina, Carlos Enrique Meyer, salientou a importância da iniciativa da Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul no convite para este trabalho conjunto ?porque serão produtos que, embora já trabalhados há muitos anos isoladamente por cada país, se tornarão agora mais atrativos, sendo trabalhados de forma trinacional?.

Para o vice-ministro do Uruguai, Alberto Prandi, ?esta é a forma de trabalharmos o turismo do Mercosul e, em vez de concorrermos entre nós, temos é que buscar novos mercados para o turismo do Mercosul?.

O secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Luís Augusto Lara, comentou que esse é um sonho antigo que se concretiza. Ele acredita que o resultado será o fortalecimento do setor na região da América Latina, já que serão oferecidos pacotes turísticos internacionais com preços mais competitivos do que muitos pacotes turísticos nacionais, como, por exemplo, da região nordeste do Brasil. ?Teremos mais produtos a oferecer com custos mais competitivos e menor gasto em promoção?, acrescenta.

Na ocasião foi assinado um convênio entre a Província de Tucuman e a cidade de Canela para a instalação da casa de Tucuman no município. Além disso, foi feito o lançamento da temporada do verão gaúcho que começa dia 16 de dezembro no Rio Grande do Sul e terá como tema limpeza, segurança e preços justos. A próxima reunião entre os três ministérios e o governo gaúcho ocorrerá em dezembro, no Rio Grande do Sul, para definir detalhes de promoção e comercialização dos primeiros roteiros integrados da América Latina.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo