Localizada na Região dos Lagos, Maricá oferece uma gama de atrativos: Praias, Lagoas, Restinga, Turismo Religioso, Cultura e Turismo de Aventura. O povoamento de Maricá começou no final do século XVI, efetivado pelos portugueses que haviam recebido terras em doação – as sesmarias, na faixa do litoral.
A cidade vem desenvolvendo ao longo dos anos, seu setor de turismo atraindo visitantes de diversas localidades, para suas lagoas plácidas e atraentes praias. Seu clima tropical, a variedade de atrativos naturais e os costumes simples da região são o paraíso do visitante.
A Praia de Ponta Negra é uma praia oceânica, situada no extremo leste da Restinga de Maricá, com 5 Km de extensão e largura entre 20 e 30m. Águas frias e transparentes, com areias claras. Paisagem formada por Ponta Negra e seu farol, pela Restinga de Maricá, pela Lagoa de Guarapina e pelo canal de ligação, entre as Lagoas de Guarapina e do Padre ao oceano.
A Lagoa de Maricá está localizada à 1Km do centro da cidade, com área de 18,74 Km², interliga-se com as Lagoas da Barra, Padre, Araçatiba e Guarapina, esta última ligando o complexo lacustre de Maricá ao oceano, na altura de Ponta Negra. Vegetação variada, ao sul, típica de restinga e nos trechos alagadiços destaca-se taboa, cujas folhas são usadas para tecer esteiras e cestas.