O Maranhão possui o segundo maior litoral do Brasil, com mais de seiscentos quilômetros de costa, e a maior bacia hidrográfica do Nordeste. Localizada dois graus abaixo da linha do Equador, São Luís conta com o privilégio de ser banhada por águas de temperatura amena e aquecida pelo sol o ano todo. A capital maranhense é o portão de entrada do estado.
A cidade, com seu Centro Histórico de belos casarões em estilo colonial português, recebeu o título de Patrimônio da Humanidade concedido pela Unesco. A visita ao centro histórico é obrigatória para quem visita o Maranhão.
Além de São Luís, que encanta pelo acervo arquitetônico, quem vai ao Maranhão não pode deixar de conhecer o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, localizado na cidade de Barreirinhas, a 250 quilômetros da capital. É uma extensa área formada por imensas dunas de areia fina e branca, que se movimenta ao sabor do vento.
Em sua extensão se formam milhares de lagoas de água cristalina. O mês de maio, após o período chuvoso no estado, é a época ideal para observar as lagoas. O Parque dos Lençóis é do tamanho da cidade de São Paulo.
Devido ao grande fluxo de turistas, o governo do estado tem priorizado uma série de ações na região, entre elas a implantação do plano diretor de Barreirinhas. Além disso, está sendo colocado em prática o macroprocesso de desenvolvimento da cidade, por meio do qual serão identificadas as maiores demandas, que deverão ser executadas até o ano de 2007 para a consolidação do roteiro turístico.
Quem visita o Maranhão também pode apreciar a beleza da Floresta dos Guarás, que fica no litoral ocidental. É um espetáculo de cor e natureza que serve de entrada para a Amazônia. Na floresta habitam as aves com plumagem vermelha, que dão nome ao local.
Outra opção de lazer é a região do Delta das Américas, onde se dá o encontro do Rio Parnaíba com o mar. Formado por várias pequenas ilhas e igarapés, o delta é um grandioso santuário ecológico localizado no Nordeste do Maranhão. Para se chegar ao local, segue-se de São Luís com destino a Araioses de ônibus ou carro pelas BRs 135, 222 e MA-034. Os barcos com destino ao delta saem do Porto de Carnaubeiras, em Araioses.
No Sul do Maranhão, as opções ficam por conta das cidades de Carolina, Riachão, Balsas e Imperatriz – pelos atrativos naturais que oferecem aos viajantes. Nessa região fica localizada a Chapada das Mesas, composta de cachoeiras com mais de cinqüenta metros de altura esculpidas por enormes paredões rochosos, trilhas ecológicas, vegetação exuberante e pinturas rupestres.
A Chapada das Mesas é um convite para o turismo de aventura e tem como principal cartão-postal a Cachoeira da Pedra Caída.
Vôos fretados incrementam turismo
O governo do Maranhão firmou uma parceria com a operadora CVC para incrementar o turismo da região, levando os turistas com vôos fretados. Os roteiros são de oito dias em São Luís, com direito a city tour, ou cinco noites em São Luís e duas nos Lençóis Maranhenses, segundo principal destino de turistas na região. Os preços, para quarto duplo, são a partir de R$ 1.458.
Os turistas que forem visitar os Lençóis Maranhenses terão a chance de conhecer o Parque Nacional, em cima de um veículo 4 x 4. Os pacotes da operadora oferecem, ainda, caminhada às dunas e às lagoas, além de passeio de barco pelo Rio Preguiças e visitas às comunidades ribeirinhas de Atins, Mandacaru e Caburé.
Investimentos
De acordo com a Secretaria Extraordinária para o Desenvolvimento do Turismo do Estado, 1,25 milhão de turistas visitaram o Maranhão em 2003. Desde novembro, dez vôos fretados chegaram ao Maranhão para uma permanência de oito dias, tendo como principais roteiros as cidades de São Luís e Lençóis Maranhenses. Nesse período de alta temporada, os hotéis registram 80% de ocupação.
A expectativa do governo do Estado é investir R$ 34 milhões para desenvolver a política de turismo nos próximos quatro anos. Também é esperada a geração de mais de setenta mil empregos com o avanço da atividade turística. Dentro da estratégia de “vender o Maranhão”, o estado se tem feito presente em feiras e eventos nacionais e internacionais.
Como estratégia da política de desenvolvimento do turismo no Maranhão, o estado foi dividido em cinco grandes pólos: São Luís, Parque dos Lençóis, Floresta dos Guarás, Delta das Américas e Chapada das Mesas.