Quem sai de Curitiba, ou de outro lugar qualquer com destino a Maceió, tem um objetivo em mente, presenciar as mais belas praias do Brasil. Não está errado. Realmente de norte a sul do estado de Alagoas as paisagens são paradisíacas. Mas Maceió, a cada dia, é muito mais do que isso. Bons restaurantes e a excelente rede hoteleira complementam o que o turista quer de melhor, e faz da viagem inesquecível em todos os sentidos.

continua após a publicidade

Andar pelas ruas de Maceió é um exercício aos olhos. Para todos os lados a grandiosidade das coisas chama a atenção. O azul do mar, que dependendo do ângulo pode ser verde, é que mais impressiona. Os coqueiros a beira-mar, as jangadas, e calor que prevalece o ano todo, fazem da cidade um destino eterno, que pode ser planejado a qualquer momento, em qualquer época do ano.

Para as agências de turismo essa é uma vantagem, pois até mesmo na baixa temporada, em Maceió, é alta. A rotatividade de turistas não para, o que faz com que os serviços oferecidos estejam em constante evolução e aprimoramento.
Para quem prefere instalar-se com luxo, comodidade e ainda ter de cortesia uma das vistas mais lindas da cidade, tem como opção o Radisson Hotel, que fica na Praia de Pajuçara e é um dos mais novos empreendimentos da cidade. A inauguração já aconteceu há quase dois anos, mas tudo é novo e com estilo. Todos os quartos têm TV de LCD e ar-condicionado silencioso, e a piscina fica na cobertura, portanto, é possível relaxar tomando banho de sol, ou até mesmo utilizando a academia, e tudo isso sem tirar o olho das belezas naturais da cidade.

Outra opção e o Jatiúca Resort, um dos mais antigos e também mais belos resorts urbanos do país. De frente para o mar , inclusive, com acesso direto à praia, oferece uma completa estrutura de lazer e serviços disponíveis para quem se hospeda no hotel ou no flat com vista panorâmica. Com uma rede hoteleira qualificada, todo mundo ganha. O município, que pode receber maior número de turistas, pois tem a certeza que serão bem atendidos e indicarão o destino para outras pessoas, e principalmente o turista, que sabendo da qualidade dos hotéis e da variedade de opções, pode escolher uma acomodação exatamente de acordo com suas necessidades, e melhor, aproveitar as promoções oferecidas por cada hotel.

continua após a publicidade

Melhor idade

O grupo Salinas, o principal grupo hoteleiro de Alagoas e um dos maiores do Brasil, está com um pacote de promoções exclusivo para o público da Melhor Idade. No Salinas de Maceió Beach Resort, os hóspedes podem realizar hidroginástica moderada, alongamento e bailes temáticos. Sem contar os divertidos bingos e jogos diversos inclusos na programação. O complexo ainda exibe duas piscinas, salão de jogos, atividades aquáticas, quadra de peteca e de vôlei de praia.

Já o Salinas do Maragogi All Inclusive Resort tem mais de 60 atividades espalhadas em seus 66 mil m¦. Hidroginástica, partidas de tênis, passeios de catamarã ou de barco à vela são algumas dicas. Mas o toque especial de toda a programação fica para a pesca esportiva e a caminhada ecológica.

continua após a publicidade

As duas unidades têm apartamentos muito bem equipados, com TV, secador, ar-condicionado split, frigobar e cofre. Os resorts ainda contam com apartamentos adaptados para pessoas com necessidades especiais de locomoção. Para mais informações e reservas entre no site www.salinas.com.br

Gastronomia

A cozinha nordestina é famosa pelos seus quitutes, sururus e afins. Mas em Maceió a variedade é imensa. Tem restaurante para todos os gostos, desde comida italiana à comida japonesa.

O pólo gastronômico da capital nasceu em Jatiúca, a primeira praia a ganhar destaque nos guias de turismo da região. Hoje, por toda a orla, se encontram restaurantes e quiosques com uma grande variedade de opções. Da culinária regional – regada a frutos do mar, das lagoas e dos rios – aos pratos com sotaque francês, passando pelos japoneses e at&ea,cute; peruanos, há restaurantes para todos os gostos.

Um dos destaques é o restaurante Maria Antonieta, tradicional italiano e comandado pelo chef Breno Gama, integrante da Federazione Italiana Cuochi (FIC) Uma confederação de reúne chefs especializados em comida italiana, no mundo todo. Além de boa comida, o estabelecimento tem uma adega de vinhos com mais de 150 rótulos do mundo todo. A casa tem capacidade para 300 pessoas, mas sextas e sábados é bom chegar antes, ou ir disposto a encarar uma filinha. O valor médio dos pratos individuais é R$30,00. O restaurante Maria Antonieta fica na Rua Doutor Antônio Gomes de Barros, 150, no Bairro Jartiuca.

Mas quem realmente quer comer a comidinha nordestina, não pode deixar de ir no Bodega do Sertão, na Avenida Júlio Marques Luz, 62, no Bairro Jatiuca. Lá é possível encontrar o verdadeiro tempero nordestino. A casa recria o clima do sertão com suas paredes de taipa, toalhas de chita, peças de artesanato e forró como som ambiente. O Buffet é variado e possui mais de sessenta receitas, entre elas a buchada de bode, sarapatel, carneiro guisado, baião de dois e risoto da terra, feito com arroz, charque e queijo de coalho. Picanha, salmão e linguiça caseira completam a seleção de pratos. Para sobremesa, os mais variados tipos de doces como a cocada de forno e ambrosia. O restaurante dispõe ainda de uma lojinha que vende artigos nordestinos. Mais informações no www.bodegadosertao.com.br.

O jornalista viajou a convite da Revista Negócios e Turismo.