Visitantes caminham no meio dos parreirais. |
Conhecer um pouco o cotidiano de quem vive no campo é a proposta dos projetos de agroturismo. A curiosidade dos turistas e a conscientização dos proprietários rurais sobre a possibilidade de viver de sua produção sem precisar sair de casa para comercializá-la está fazendo com que o agroturismo ganhe espaço em diversas cidades do interior do Brasil. Louveira, que fica a 72 quilômetros da capital paulista, entre Jundiaí e Campinas, é uma delas. Lá, por meio de um projeto agroturístico desenvolvido pela Prefeitura, os visitantes estão podendo conhecer as principais atividades desenvolvidas nas propriedades rurais, participando um pouco do dia-a-dia das ?lidas? do campo e também degustando os produtos comercializados.
Os grupos para visitação são de, no máximo, quinze pessoas, que são acompanhados por monitores – a Prefeitura treinou vinte profissionais. Eles são conduzidos em vans dirigidas por motoristas que são profundos conhecedores da região. Todas as visitas devem ser previamente marcadas. A duração de cada uma delas é de duas horas. As propriedades que fazem parte do roteiro são previamente selecionadas por sua excelência produtiva. A atividade visa também resgatar o histórico das origens da cidade, permitindo uma maior compreensão sobre sua realidade.
São muitos os roteiros oferecidos no município:
– ?Da Uva ao Vinho?: por meio dele, o turista tem a oportunidade de conhecer a história da viticultura de Louveira, incluindo a produção de uvas de primeira qualidade, e de degustar o produto final: o vinho artesanal.
– ?Doces Caseiros?: neste, o turista pode experimentar variados doces caseiros, compotas, geléias e licores, entre outros, preparados em típicas cozinhas de fazenda, a partir de frutas cultivadas no município.
– ?Colha e Pague?: o visitante tem a oportunidade de conhecer o cultivo da uva, além de colher a fruta, diretamente no pé, para o seu próprio consumo.
– ?Alambique de Pinga?: por intermédio deste, o turista visita instalações tipicamente rurais, que produzem pingas artesanais.
– ?Hidroponia?: o turista pode conhecer uma das mais modernas técnicas de produção de hortaliças sem agrotóxicos que, atualmente, são comercializadas nos supermercados da região.
– ?Artesanato?: o visitante vai conhecer os belos bordados, pinturas e artefatos em biscuit, confeccionados por artesãos da cidade.
Outros atrativos
Além de divulgar e aumentar a freqüência de turistas nos roteiros rurais, o Projeto Agroturístico de Louveira tem como objetivo apresentar aos visitantes outros atrativos do município. A Igreja São Sebastião, por exemplo, chama a atenção de romeiros e peregrinos que buscam conhecer a imagem de Nossa Senhora da Rosa Mística. Já a Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens atrai pelo seu estilo arquitetônico moderno.
Serviço – Os interessados em saber mais sobre os roteiros de agroturismo em Louveira e agendamento de visitas podem entrar em contato com a Secretaria do Desenvolvimento do Turismo pelo telefone (19) 3878-4222 ou pelo e-mail turismo@louveira.sp.gov.br.
Localização é uma das vantagens
Louveira tem uma área de 54 quilômetros quadrados e limita-se com as cidades de Jundiaí, Itatiba, Vinhedo e Itupeva. A topografia é acidentada. Está a 665 metros de altitude e o clima, temperado. A população está em torno de 25 mil habitantes e abriga um colégio eleitoral de 13 mil cadastrados, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2002.
A cidade tem localização privilegiada por ter seu acesso facilitado – é cortada pelas principais rodovias de São Paulo – Anhangüera, Bandeirantes e Dom Pedro – e ser próxima a interessantes pontos turísticos, como o maior shopping suspenso da América Latina, o Serra Azul, e permite fácil acesso ao maior centro de compras e lazer da América Latina, o Shopping Parque Dom Pedro, localizado em Campinas.
Outros parques próximos são o Hopi Hari e o Wet?n Wild, a seis quilômetros. O aeroporto que mais se aproxima da cidade é o Viracopos. Entre as atividade econômicas do município, estão a agricultura, a indústria e o turismo, que deve estar ainda em mais ascensão com a criação do Circuito das Frutas. No dia 2 de outubro de 2002, o governador Geraldo Alckmin assinou um decreto criando oficialmente o circuito que inclui, além de Louveira, mais sete cidades da região: Vinhedo, Valinhos, Itatiba, Itupeva, Indaiatuba, Jarinu e Jundiaí.