Estudar em outro país para aprender ou aperfeiçoar um segundo idioma, vivenciar uma cultura diferente e ainda trazer uma renda extra na bagagem.
Esses são apenas alguns bons motivos que tantas pessoas a estudar inglês no exterior. Se o destino for a Irlanda, a experiência, que concilia estudo e trabalho, pode ser ainda melhor.
O destino escolhido pela estudante de Direito, Anna Carolina Vargas, de 21 anos, foi a Irlanda – a terceira maior ilha da Europa, conhecida por seus belos campos verdes e por seu povo alegre e acolhedor.
Mas nem sempre esse foi o desejo da viajante. Antes de decidir por essa viagem, Anna Carolina queria estudar em Londres, capital da Inglaterra; mas ao comparar o valor do programa de cada local e a diferença do custo de vida, ela escolheu a Ilha Esmeralda.
Além de ser um país com cidades tranqüilas, a Irlanda fica ?a um pulo? dos grandes centros turísticos europeus. ?Eu não me arrependo da minha escolha de forma alguma. Morando na Irlanda eu consegui economizar mais, pois as despesas são menores, e ainda conheci cinco países, inclusive a Inglaterra?, diz Anna Carolina.
Segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), 65,8% dos jovens entre 14 e 35 anos querem ter uma experiência fora do Brasil; um dos motivos é a possibilidade de incremento do currículo com uma experiência internacional. De acordo com Felipe Jendiroba, diretor da Intercultural Cursos no Exterior, agência de intercâmbio que oferece cursos de inglês na Irlanda, essa estimativa tem relação direta com a necessidade de capacitação, já que atualmente, em muitas áreas, não basta mais apenas saber o inglês básico.
A Intercultural tem parceria com mais de 30 escolas distribuídas pelo mundo. Entre as vantagens da Irlanda está a flexibilidade de horários. Além de o país não exigir visto de embarque, o intercâmbio para a Irlanda disponibiliza ao aluno a escolha da duração do programa, a quantidade de aulas por dia, o tipo de acomodação e até a data de início das aulas.
?Eu me adaptei muito rápido. No começo é mais complicado de se adequar, pois o sotaque é muito acentuado, mas depois você tira de letra?, conta Anna Carolina, que ainda dá uma dica aos novatos: ?É muito importante que o aluno passe o primeiro mês em uma casa de família, pois é mais fácil para se estabilizar. Nos meses seguintes, quando já se fez amizades, dividir apartamento com brasileiros, além de ser mais lucrativo, é confortante?.
Por que escolher o país?
Foto: Arquivo pessoal |
Anna Carolina e amigas em frente ao turístico Malahide Castle. |
Uma ilha repleta de lendas e mistérios, a Irlanda é o berço de escritores famosos, como James Joyce, e bandas como U2 e The Corrs. Estar no país é também uma oportunidade para conhecer a vida noturna da Europa. Segundo a estudante Anna Carolina Vargas, a fama de os irlandeses serem receptivos é totalmente verídica.
?Eu fiz muitos amigos, principalmente no trabalho. Sempre que alguém percebia que eu não era nativa já vinha conversar, perguntar de onde eu era e já começava uma amizade?, conta.
A Irlanda tem 4 milhões de habitantes, sendo que um terço vive na capital, Dublin. Lá o visitante pode conferir de perto prados verdes, aldeias coloridas, construções antigas, diferentes pubs e restaurantes em meio a uma cidade urbanizada e moderna.
Diferentes perfis
De acordo com Edina Crunfli, coordenadora de cursos da Intercultural, o programa na Irlanda é voltado para pessoas de diferentes perfis: desde estudantes que procuram um primeiro contato com outro idioma, até aqueles que já têm conhecimento avançado e que buscam, no curso, melhorar o vocabulário.
?É possível fazer um curso breve, de apenas duas semanas, ou um com vários meses de extensão, podendo aliar estudo e trabalho?, explica. Há também ofertas de cursos de férias, com só duas lições por dia, e de aulas temáticas, como estudo do idioma combinado com aulas sobre história do país ou de áreas profissionais, como fotografia ou artes. Além de tudo isso, segundo a Intercultural, na Irlanda, o estudante consegue ganhar até 500 euros por semana, trabalhando legalmente no período contrário às aulas.
Dublin ou Galway: onde estudar?
Intercambistas também podem estudar inglês na Limerick University. |
A Intercultural tem parceria com escolas na capital Dublin e em Galway, considerada a cidade mais típica da Irlanda pela celebração da cultura. Em Galway, a Escola Atlantic Language tem uma característica única: a interação entre alunos e professores.
Outra particularidade da Escola Atlantic Language é o Discover Ireland West for the Over 50s, um curso designado para pessoas com mais de 50 anos. Além do curso de idioma, o aluno tem oportunidades como cozinhar uma refeição irlandesa e tocar o tin-whistle, instrumento musical tradicional da Irlanda.
Na capital Dublin há a escola The Language House, situada próxima ao Museu Nacional, ao Parque St. Stephen?s Green e a cafés e lojas. O Curso Academic Year é ideal para quem quer aperfeiçoar o inglês.
O programa tem duração de 52 semanas, sendo 25 voltadas para o curso e 27 para férias, o que possibilita visto de trabalho.
Opções
Há opções de cursos de duas semanas a 13 meses na Irlanda. A acomodação é em casas de família ou residências estudantis. Mais informações na Intercultural em Curitiba, telefone (41) 3232-0100; em Londrina, (43) 3027-3365; em Maringá, (44) 3028-9194 e em Ponta Grossa, (42) 3220-7300 ou ainda no site www.intercultural.com.br.