Litoral vai ganhar um centro de eventos

A Prefeitura Municipal de Morretes está investindo no projeto de construção do primeiro espaço para eventos do litoral paranaense. O centro de eventos deve ser construído no local da antiga Fábrica de Papel São Marcos, desativada há mais de dez anos. O objetivo é aumentar a receita da cidade, estimulando a vinda de mais turistas para a região.

Para o prefeito de Morretes, Helder Teófilo dos Santos, o desenvolvimento da cidade vai acontecer com a expansão do turismo cultural e ecológico, propícios para a região que é uma das mais antigas do Estado e conta com uma rara vegetação preservada de Mata Atlântica.

Para o prefeito, a criação desse espaço vai ser um marco na história do litoral paranaense, pois o projeto vai envolver os sete municípios da região e todos vão ganhar com a iniciativa, que promete gerar aumento nos lucros e mais empregos.

Para ele, é necessário melhorar a receita de Morretes para que a cidade se desenvolva, pois hoje ela é a 289.ª cidade do Paraná em arrecadação. O diretor da Serra Verde Express, Adonai Arruda Filho, está otimista com a construção do centro de eventos em Morretes, principal cidade em que os passageiros do trem turístico operado pela empresa desembarcam. Ele destaca que, com o empreendimento, os cerca de 140 mil turistas que já passam por ano pelos trilhos da Serra do Mar vão ter um atrativo a mais para desfrutar a região e considera que, com isso, será possível aumentar o tempo de permanência do turista e também os seus gastos na cidade.

O diretor da Serra Verde acredita que Morretes vai conseguir incrementar o turismo na região seguindo uma tendência que cidades como Curitiba já apostam há alguns anos, o turismo de negócios. ?Os visitantes vêm ao Estado para trabalhar e aproveitam a oportunidade para conhecer a região, descendo para o litoral com o trem turístico e visitando os atrativos naturais da cidade?, comenta.

O centro de eventos terá uma área total de 15 mil metros quadrados contando com o antigo espaço da fábrica que está sendo restaurado com o intuito de preservar o patrimônio histórico da cidade e reduzir custos com as obras. Além do centro de convenções, o espaço vai abrigar restaurantes, lojas, biblioteca e um museu sobre a antiga fábrica.

O projeto para a construção do centro de eventos foi aprovado pelo governador do Estado, Roberto Requião e a Assembléia Legislativa também aprovou a lei que fornece crédito suplementar no valor de R$ 2,5 milhões para a obra.

O setor

O turismo é a indústria que apresenta maior crescimento mundial. Segundo informações do Ministério do Turismo e do Banco do Brasil, o setor movimenta por ano US$ 3,5 trilhões, valor que representa 10% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial. No ano de 2004, a Secretaria do Estado do Turismo estima que tenham passado 6.708.641 turistas pelo Paraná. Estima-se que cada turista gasta por dia U$ 47,5 e permanece, em média, três dias no Estado.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo