Uma das melhores notícias do ano para a Lapa foi a materialização de um antigo sonho: um local onde as belezas, a história e tudo de bom que a histórica cidade possui poderão ser conhecidos na capital do Estado. A “Embaixada da Lapa”, como está sendo conhecido o projeto, entrará, em breve, em funcionamento e será um ponto de apoio para o turismo lapiano, já que estará à disposição das pessoas, grupos, empresas da capital e, mesmo de outras localidades que estejam em Curitiba.
Será instalada na Avenida Sete de Setembro, 2482, em um edifício do final do século 19, ao lado do Shopping Estação. No local, serão fornecidas informações a todas as pessoas que queiram visitar o município, seja para um passeio rápido bem como para períodos mais longos.
O edifício que, por si só, já é uma atração que lembra a história, é sede de uma ONG (organização não-governamental), que promove ações na área da educação e da cultura e formação profissional.
O diretor da entidade, Sidnei Costa, que também é o responsável pela parceria, destaca que a região onde está inserida a estrutura, junto com a circunvizinha, tem a maior concentração dos principais hotéis da capital, proximidade com o Centro de Convenções de Curitiba e fica ao lado do futuro maior centro de eventos da capital, o Estação Convention, anexo ao Shopping Estação.
Sonho
A implantação de uma estrutura de apoio a divulgação da Lapa em Curitiba tem sido um sonho acalentado há muitos anos pelo empresário e consultor Márcio Assad e que se torna realidade em um bom momento. “Curitiba é um dos maiores pólos receptivos e irradiadores de turismo do Brasil. A Lapa, bem organizada turisticamente, é uma de suas melhores opções de curta distância”, considera Assad.
Para a diretora de Turismo da Lapa, Vilma Wille, a instalação da “Embaixada da Lapa”, é um espaço de significativa importância, tanto para o órgão oficial, quanto para os empreendedores locais e para a divulgação da cidade como destino turístico, motivando os curitibanos e os turistas em geral, a visitarem a Lapa e conhecerem de perto tudo o que ela tem de especial.
Estima-se que com a iniciativa, destacando principalmente o produto Seresta na Lapa, haverá um aumento de fluxo de visitantes de, pelo menos, 50%. Atualmente o maior número de turistas na cidade e de Santa Catarina.