Laguna homenageia Tordesilhas

O Carnaval de Laguna, em Santa Catarina, pretende ser um evento de grandes proporções, novamente, com a homenagem ao Tratado de Tordesilhas, que completará 510 anos em junho. Tradicionalmente conhecida como a melhor do Sul do Brasil, a festa traz centenas de milhares de pessoas à cidade no mês de fevereiro, o que lota os hotéis, as pousadas, campings, os apartamentos e as casas colocadas à locação nesse período.

A infra-estrutura de serviços garante um atendimento especial a todo esse público.

A prefeitura enfeita a cidade e o comércio se adapta à demanda. Os serviços públicos municipais ganham reforço e a segurança aumenta com a vinda de policiais de toda a região e a contratação de pessoal extra.

Famílias inteiras de São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná viajam a Laguna para aproveitar o calor e as águas de um mar ora tranqüilo ora agitado, como gostam os surfistas.

Laguna tem uma população fixa de sessenta mil pessoas, mas se transforma para receber turistas e visitantes ávidos por suas praias, bares, boates e a folia à beira-mar, num Carnaval que acontece em quase todos os lugares. Muitas ruas são fechadas para que os moradores possam se divertir e os clubes preparam animados bailes em seus salões.

No interior do município, as sedes de associações de moradores ou salões paroquiais sediam festas sempre muito concorridas.

A folia de Momo começa em Laguna dia 3 de fevereiro, quando as baterias das escolas de samba invadem a Rua Raulino Horn para os ensaios, que juntam nativos e turistas no Centro Histórico para alegrar as noites quentes de verão.

A cidade tem dois tipos de Carnaval: um, que reúne milhares de jovens no Balneário Mar Grosso, no Farol de Santa Marta e na praia de Itapirubá, principalmente, e outro que é mais tradicional e nem por isso menos animado, com cinco escolas de samba concorrendo ao título de campeã. Além dessa atração, também participam dezenas de “blocos de sujo”, charangas e grupos folclóricos, que desfilam no sábado.

O desfile oficial das escolas de samba é uma marca da cidade. A disputa pela melhor apresentação trará para a avenida, dia 23 de fevereiro, a criatividade dos artesãos locais, dos carnavalescos, mestres-salas e porta-bandeiras que, em belíssimas fantasias e magníficos carros alegóricos, mantêm viva uma tradição que vem desde o ingênuo bloco do Zé Pereira.

Uma das atrações mais importantes do Carnaval é o trio elétrico do Bloco da Pracinha, onde se encontram todas as “tribos”.

Outros blocos se juntam à mesma festa, aumentando a alegria desse fantástico encontro no domingo de Carnaval. Um verdadeiro “mar de gente” se espalha pelos quase cinco quilômetros do trajeto. A cidade tem ainda o Bloco Rosa, no sábado, e o Pangaré elétrico, na segunda-feira, para que foliões brinquem à vontade.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo