Já é tempo de navegar

Teve início, na última sexta-feira, a temporada 2007/2008 de cruzeiros de cabotagem no Brasil. O primeiro navio a zarpar para uma viagem foi o Grand Voyager, da operadora CVC, que partiu de Santos com destino a Búzios.

Segundo a Abremar (Associação Brasileira de Representantes de Empresas Marítimas), 430 mil cruzeiristas (29% a mais do que na temporada 2006/2007) devem embarcar nos 14 navios que navegarão pelo nosso litoral por cinco meses, até 6 de abril de 2008. ?As taxas de ocupação nas embarcações estão elevadas, especialmente porque as políticas comerciais das companhias têm previsto desconto e pacotes de benefícios personalizados para o turista. E hoje, o viajante não procura somente preços baixos, mas valores justos aliados a programações diversificadas?, avalia Adrian Ursilli, vice-presidente da Abremar. Na temporada 2006/2007 foram pagos US$ 21,4 milhões em comissões para os agentes de viagens e 332 mil hóspedes embarcaram em cruzeiros marítimos na costa brasileira, um crescimento de 56% em relação à temporada anterior. Entre novembro de 2006 e março deste ano, a venda de cruzeiros marítimos gerou uma receita bruta de US$ 202.257.430 e mais de 3.702 empregos diretos e 28.894 indiretos. Somente em taxas portuárias as operadoras marítimas pagaram US$ 18,2 milhões; em impostos, a cifra paga atingiu US$ 22,3 milhões.

Costa antecipa temporada 2008/2009

Mal teve início a temporada deste ano, a Costa Cruzeiros anuncia as novidades da temporada 2008/2009. A empresa trará de volta às águas brasileiras o gigante Costa Magica, que fará exclusivamente roteiros pelo Nordeste. Pela primeira vez na América do Sul, estará presente também o Costa Mediterranea, o maior em roteiros pelo Prata. A Costa Cruzeiros terá ainda um terceiro navio dedicado especialmente às saídas de Buenos Aires: o Costa Marina. Uma das características da temporada futura para a Costa será a oferta de mais cabines com varandas.

Magica

O Costa Magica fará viagens semanais para a Bahia e minicruzeiros no litoral do Sudeste, transportando quase 3.500 hóspedes, em 1.358 cabines (das quais 522 com varanda). Depois de temporadas no Caribe e na Europa, o Costa Mediterranea será o primeiro navio de última geração dedicado a cruzeiros regulares para a Argentina: são 86 mil toneladas, 292 metros de comprimento, 1.057 cabines e capacidade para transportar quase 2.700 hóspedes. Seguindo a tendência de sofisticação da oferta, o Costa Mediterranea destaca-se por ser o navio com maior número de cabines com varanda, 66% do total de acomodações.

O Costa Marina, destinado ao mercado argentino, ficará baseado em Buenos Aires e fará duas viagens de 14 noites para Valparaíso (Chile) e uma para a Terra do Fogo, alguns roteiros com escalas no litoral brasileiro, e a travessia de retorno à Europa margeando o Brasil, com 34 dias de duração.  O roteiro de vinda a América do Sul será uma viagem de 40 noites partindo de Savona (Itália) em direção a Buenos Aires (Argentina).

Temáticos

Na temporada 2008/2009 a Costa Cruzeiros celebrará 15 anos de cruzeiros temáticos no Brasil. O Cruzeiro Fitness, o temático mais antigo do mundo, será repaginado. Também estão confirmados: 6.º Dançando a Bordo, 7.º Cruzeiro Bem-Estar, 9.º Prata all´Italiana e os recém-lançados Tango & Milonga e Prata Gourmet.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo