Com o novo slogan, “São João tradicional, a gente faz na Capital”, em 2010 o Ciclo Junino do Recife se reafirma como uma das melhores opções em festejos juninos no Brasil, trazendo para os cidadãos e turistas os sabores, as imagens, o som e a animação da festa que é a cara do Nordeste.
A festa vai do dia 1 ao dia 30 de junho em cinco polos – Sítio Trindade, Arsenal da Marinha, Pátio de São Pedro, Nascedouro de Peixinhos e Tomazina, além de 17 polos descentralizados em comunidades que contam com o apoio da Prefeitura na infraestrutura e programação. Ao todo, são 400 apresentações, realizadas por cerca de 200 artistas. Locais como Guabiraba, Campo Grande, Campo da União (Macaxeira), Avenida do Forte, UR-7, Bonji, Areias, Barro, Brasília Teimosa, UR-1 e UR-4, abrigarão arraiais sem falar na Colônia Z1 (Brasília Teimosa), onde acontece a tradicional Procissão de São Pedro.
Em parceria com o Galo da Madrugada, também acontecerá o Forrozão do Galo, festas que acontecem nos dias 4, 5 e 6 de junho na Praça Sérgio Lorêto. O evento, que também conta com a parceria com a Fundarpe, Sociedade dos Forrozeiros Pé-de-Serra de Pernambuco e Federação das Quadrilhas Juninas de Pernambuco, terá – a cada dia – dois trios elétricos tocando exclusivamente forró de raiz e também uma cidade cenográfica com igrejas, casinhas, barracas e uma fogueira artificial. Um grande palhoção será o ponto de encontro de quem quer se jogar no arrasta-pé e ver apresentações de quadrilhas. A programação começa no dia 1 de junho, com a Orquestra Sinfônica do Recife, no Teatro de Santa Isabel.