O CircuitoTurístico Especial, com duração de duas horas, inclui o Canal da Piracema…

(AE) – A Hidrelétrica Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu (PR), abre seu ?coração? para os turistas. Desde quinta-feira passada, dia 1.º, algumas áreas internas, até então restritas a visitantes ilustres e técnicos, podem ser visitadas por aqueles que se dispuserem a pagar R$ 30. A idade mínima para fazer o Circuito Turístico Especial, que demora cerca de duas horas, é de 14 anos. A visita normal, no lado externo da hidrelétrica, continua gratuita e sem limite de idade.

continua após a publicidade

O passeio começa com a projeção de um filme sobre a construção da usina, desde o desvio do Rio Paraná até a instalação das duas últimas unidades geradoras, que devem ficar prontas ainda este ano. Acompanhados por monitores bilingües que fornecem detalhes técnicos e históricos, os visitantes conhecem o que existe intramuros, passando pelas galerias com cerca de um quilômetro de extensão por 160 metros de largura.

…e a Sala de Controle.

Nesse caminho vêem o local onde estão as unidades geradoras de energia e a Sala de Controle Central, onde técnicos brasileiros e paraguaios monitoram todo o funcionamento da hidrelétrica. Impressionante também é pisar as rochas que têm mais de quatro milhões de anos e que formavam o antigo leito do Rio Paraná, a 196 metros de profundidade. Dali, pode-se observar, por dentro, o imenso paredão de concreto que retém os cerca de 29 bilhões de metros cúbicos de água que formam o lago.

Com sorte, o visitante pode encontrar aberto o vertedouro de 480 metros de comprimento e 360 de largura. Quando o reservatório está acima da capacidade de produção de energia, as quatorze comportas são liberadas e a vazão de água pode chegar a 62.200 metros cúbicos por segundo, ou cerca de quarenta vezes o volume despejado pelas Cataratas do Iguaçu. Atualmente a Hidrelétrica  Itaipu garante 25% da energia consumida no Brasil e 95% do Paraguai.

Complexo

continua após a publicidade

O complexo turístico de Itaipu compreende ainda o Refúgio Biológico Bela Vista, o Ecomuseu, o Canal da Piracema e a Iluminação Monumental da Barragem. No ano passado, cerca de seiscentos mil turistas passaram pelos portões da empresa. Este ano, o número está próximo de 350 mil – 220 mil são estrangeiros. Desde 1977, quando começou a visitação, passaram por Itaipu mais de treze mil pessoas de 170 países.

A capacidade de atendimento no novo circuito turístico é de 4,6 mil pessoas por mês. De segunda a sábado são oferecidos oito horários. Para dezembro, está prevista a entrada em funcionamento de um catamarã, que percorrerá os 170 quilômetros do lago, entre Foz e Guaíra, com cinco paradas.

continua após a publicidade