Os estudantes brasileiros que viajarem para a Irlanda com o objetivo de estudar inglês poderão trabalhar legalmente por até vinte horas semanais. A nova legislação, válida desde o último dia 18, é só para aqueles que estiverem inscritos em um curso de idiomas de um ano de duração, em uma escola registrada e que emita diploma reconhecido pelo governo irlandês. A hospitalidade, a riqueza cultural e a beleza irlandesa, somadas ao fato de que o país é um dos destinos mais acessíveis da Europa, fizeram com que a república ficasse no topo da lista dos países com o maior número de imigrantes da União Européia em 2004 (cerca de 1,4 milhão de pessoas).

continua após a publicidade

A capital Dublin tem um clima estudantil propício e uma atmosfera multicultural fervilhante, além de uma forte identidade com os brasileiros, pois ambos são povos alegres, comunicativos, gostam de música e festa.

A qualidade de ensino das escolas irlandesas não fica atrás da de seus países vizi nhos. Os professores são obrigados a ter diploma universitário e um certificado específico para ensinar o idioma a estrangeiros. Além disso, o inglês falado no país é considerado claro e fácil de entender.

Em Dublin, a Experimento Intercâmbio Cultural trabalha em parceria com a Aspect, uma das mais tradicionais escolas de idiomas no exterior, com 35 anos de existência. A instituição oferece variados tipos de cursos, do básico ao avançado. A Aspect está localizada a uma curta caminhada do Castelo de Dublin, em um antigo presbitério georgiano, no bairro da moda de Temple Bar. Várias ruas ao redor do prédio são reservadas exclusivamente aos pedestres, para melhor percorrerem museus, galerias, cafés e livrarias.

O programa

continua após a publicidade

Um dos programas oferecidos na escola Aspect, em Dublin, é o ?Ano Acadêmico?, que dura 36 semanas (24 aulas semanais) e custa US$ 5.705. A acomodação em casa de família com meia pensão custa US$ 4.835. Não estão incluídas passagens aéreas nem taxas.

Serviço – Em Curitiba, Experimento atende pelo telefone (41) 363-3757. Mais informações: www.experimento.org.br.

continua após a publicidade