O Chile tem paisagens diversas e destinos turísticos consolidados. Difícil não incluir no roteiro a bela capital Santiago e, com mais tempo, o Deserto do Atacama e a Patagônia ou ainda, no inverno, as badaladas estações de esqui. Porém, o país tem destinos que ainda não são conhecidos do grande público brasileiro e que merecem uma visitação.

continua após a publicidade

A pequena Pucón é um exemplo. Situada a 780 quilômetros de Santiago, a cidade de apenas oito mil habitantes encanta os turistas já pelo cenário natural: entre um lago e um vulcão, ambos batizados Villarrica.

Pela geografia atrai visitantes o ano inteiro, seja no inverno para a prática do esqui no vulcão de 2.847 metros, seja no verão, período em que o lago fica repleto de banhistas e praticantes dos esportes náuticos.

A cidade é conhecida também como a capital chilena dos esportes de aventura, como a tirolesa ou o rafting no Rio Trancura, que possibilita a prática da modalidade nos mais diversos níveis.

continua após a publicidade

Um passeio na cidade também é um belo programa. O centro é um charme, com muitas casas de madeira rústica que abrigam cafés e restaurantes aconchegantes.

Há uma boa infra- estrutura de hospedagem, que inclui grandes hotéis estilo resorts a outros mais simples, além de hostels (albergues), hotéis econômicos e hospedarias.

continua após a publicidade

Sofisticação

Uma das opções de hospedagem mais sofisticadas de Pucón é o Villarrica Park Lake Hotel, um resort cinco estrelas. Tem 70 apartamentos com privilegiada vista para o lago, além de oferecer gastronomia caprichada que combina culinária internacional e elementos regionais e um spa completo, o Aquarius, onde os hóspedes têm acesso a tratamentos individualizados.

Neste fim de ano, o Villarrica Park Lake vai oferecer programação especial. No Natal, uma ceia de gala, com pratos que resgatam iguarias típicas dos mapuches, como ervas secas, pinhões e variadas carnes exóticas, que são combinados com o vinho da casa, autenticamente chileno. E, para completar, um brunch na manhã do dia 25.

No Réveillon, haverá jantar dançante, com música ao vivo, vinhos – para consumo ilimitado – e espumantes das melhores caves chilenas e o brinde com champanhe Extra Brut. Durante a festa haverá uma inusitada sessão de leitura de tarô, além da distribuição de máscaras, perucas e cornetas para animação.

Há opção de excursões para as outras cidades da região. Este programa pode durar até dez noites, com estadas em Santiago, Pucón e San Pedro de Atacama, pela Rapi10 (www.rapi10.com.br).

Os pacotes custam a partir de US$ 3.238 por pessoa, em apartamento superior duplo, incluindo passagem aérea, traslados, seguro-viagem e hospedagem nas três cidades. Também estão inclusas as refeições e passeios como o city tour por Santiago e excursões para o Salar de Atacama e para as Termas de Puritama.

Mais informações: www.villarricaparklakehotel.cl, (11) 3218-7301 (Rapi10) ou consulte seu agente de viagens.