Com base em informações do Ministério do Turismo, em oito anos, o Brasil saltou de 43.º para a 29.º posição no ranking internacional de destinos turísticos. De acordo com o mais recente estudo do Conselho Mundial de Viagens e Turismo, o impacto econômico do turismo em 2003 e nos próximos dez anos chegará a US$ 54 trilhões, gerando cerca de 67,4 milhões de empregos diretos (2,6% da oferta mundial).
O impacto no produto interno bruto mundial será de 3,7% e no Brasil ocupará 1,5% da força de trabalho além de ser responsável por 6,5 milhões de colocações.
Dados da Organização Mundial de Turismo indicam que o Brasil ocupa o 34.º lugar no ranking dos países que mais receberam visitantes estrangeiros. Durante a instalação do Conselho de Turismo no Paraná, o ministro do Turismo Walfrido dos Mares Guia declarou que para atrair o turista para o País é necessário que haja um maior contato com operadores estrangeiros, além da divulgação dos atrativos e etnias com mais eficácia.
Para o presidente da ABIH-PR, Hercílio Struck, além das relações com operadores estrangeiros e a propaganda é necessário que os meios de hospedagem e agências de turismo, assim como todos os profissionais que envolvem o setor, sejam altamente qualificados para que o turista visite o País e que retorne em suas próximas férias.
O ministro Mares Guia tem o mesmo pensamento de Struck a respeito do atendimento do setor ao turista. “Estamos querendo criar uma cultura de hospitalidade. Para isso, o governo federal criou, dentro da Secretaria de Turismo, um programa de capacitação e certificação profissional, para credenciar as empresas a partir de um selo de qualidade”, esclareceu o ministro.
Caminhando no mesmo sentido está a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), que está oferecendo cursos de capacitação para os pequenos meios de hospedagem, que tem como objetivo fortalecer a competitividade, desenvolvendo competências em gestão aos credenciados das ABIHs regionais.
Mais informações sobre o Curso de Capacitação em Gestão de Pequenos Meios de Hospedagem poderão ser obtidas acessando o site www.hotelcompetitivo.com.br.