Localizada no maior aquipélago flúvio-marítimo do mundo, está entre os mais importantes cenários ecológicos do Brasil. Com cerca de 3.000 ilhas e ilhotas, Marajó, conserva uma natureza praticamente intocada pelo homem, com suas belas praias que revelam árvores com raízes expostas, os búfalos e as fazendas.

continua após a publicidade

No Marajó não há pressa. No lugar, a tranqüilidade dita o ritmo do dia-a-dia da terra. Terra, aliás, povoada de histórias de um povo antigo, onde as lutas, vitórias, derrotas e linguagem podem ser conhecidas em uma visita ao Museu do Marajó.
Mas se a finalidade é conhecer a ilha de forma peculiar, basta ir a uma das fazendas que existem no local e escolher a montaria. O búfalo ou o cavalo marajoara são ideais para descobrir as vastas extensões do lugar. Há também trilhas ecológicas, passeios de barco e as praias que completam o cenário.

Para quem procura esportes radicais, o Marajó também é ótima opção. Na época da maré cheia, a prática do rafting, onde se desce os rios a bordo de um bote. Já para os adeptos de um passeio mais tranqüilo, a dica é aproveitar a maré baixa e andar de bicicleta pelo litoral das lindas praias.

Na Ilha também acontece um dos fenômenos mais apaixonantes da natureza: a pororoca. Nome dado ao encontro entre as águas do rio Amazonas e as do Oceano Atlântico e que acontece de maio à julho.

continua após a publicidade