As centenárias bandas de coreto, ou bandas tradicionais, já não são mais as mesmas. Acompanhando tendências contemporâneas, muitas delas não se limitam apenas a tocar, mas também extrapolam o espaço tradicional com evoluções e performances que fazem bem aos olhos.

continua após a publicidade

No repertório tem de tudo, desde os saudosos dobrados até Beatles, música romântica e jazz. Com a preocupação de valorizar esse verdadeiro patrimônio da cultura nacional, a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo promove o Coreto Paulista – II Festival de Bandas em Serra Negra, entre os dias 5 e 14 de junho, sob coordenação e direção artística do prof. Adalto Soares. Uma iniciativa do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, de Tatuí.

Pelo segundo ano consecutivo, o evento pretende chamar atenção para a evidente evolução artística das bandas, tradicionais e sinfônicas, além de discutir o setor em um Encontro de Maestros e Lideranças de Bandas. Dentre as 25 bandas que se apresentam gratuitamente na estância turística de Serra Negra, em pleno feriado de Corpus Christi, estão a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, a Banda Sinfônica Jovem do Estado, Banda Sinfônica do Exército Brasileira e a inusitada Big Band do Conservatório de Tatuí, com a participação mais que especial da cantora Leny Andrade.
Já o Encontro de Maestros e Lideranças de Bandas, que acontece durante o Festival, será entre os dias 10 e 13 de junho.

continua após a publicidade