Um convênio assinado esta semana entre o Banco do Brasil e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR) vai permitir a liberação de recursos de aproximadamente R$ 5 milhões, em empréstimos, para a hotelaria paranaense. O convênio, que envolve também o Ministério do Turismo, prevê a concessão de empréstimos de até R$ 400 mil para cada empreendimento hoteleiro, a juros de 1,2% ao mês. A carência é de um ano e o prazo para pagamento é de seis anos, quando se tratar de empréstimos para aquisição de bens móveis, como veículos e equipamentos. O prazo de quitação aumenta para dez anos, com a mesma carência, quando os recursos forem destinados a ampliações e reformas.
Esses recursos são originários do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e serão repassados aos hoteleiros pelo Banco do Brasil – Superintendência do Paraná, já que se trata de um acordo que prevê a transferência de recursos só para empreendimentos instalados nos limites do Estado do Paraná. O presidente da ABIH-PR, Henrique Lenz César Filho, salienta que, além de ser “uma iniciativa pioneira e muito importante para o segmento, ela vai incrementar também outros setores envolvidos indiretamente com a hotelaria, gerando empregos junto aos fornecedores”. Por outro lado, a assinatura desse convênio entre a ABIH-PR e o Banco do Brasil irá incentivar os hotéis associados a buscarem a classificação por estrelas. Para obtê-la, o hoteleiro terá que cumprir alguns requisitos, de acordo com o número de estrelas que almeja. “Esse financiamento servirá para que o empresário possa realizar reformas, ampliações, aquisições de mobiliários e outros bens, para conseguir a classificação de seu hotel com o maior número de estrelas possível”, finaliza Henrique César Filho.
Posse da diretoria
A assinatura do convênio foi realizada em Curitiba, durante o 1.º Encontro Estadual de Confraternização, quando também foi apresentada oficialmente a nova diretoria da entidade, presidida pelo hoteleiro Henrique Lenz César Filho, do Grupo Lancaster. Esse evento marcou o início de uma nova fase administrativa da entidade, cujas metas estão focadas no apoio e expansão de associados no interior do Estado.