Localizada às margens da Baía do Marajó, a Ilha de Cotijuba fica próxima à cidade de Belém, daí possuir acesso fácil e rápido. Como esse trajeto é feito só de barco, pode-se, ao longo dos 22 km que a separam de Belém, apreciar belas imagens na baía do Guajará.
Cotijuba é considerada um paraíso, pois, além do contato direto com a natureza da região amazônica, por meio de trilhas e florestas, oferece belas praias de água doce.
Seus primeiros habitantes foram os índios Tupinambá. Eles a batizaram com o nome de Cotijuba, que quer dizer, na língua indígena, “trilha dourada”. A ilha só começou a ser ocupada na década de 30, quando foi construído o Educandário Nogueira de Faria, hoje em ruínas.
Cotijuba soma cerca de 60 km² e possui uma costa com 15 km de praias ainda pouco exploradas e, o melhor: livres da poluição ambiental. Algumas possuem nomes bastante sugestivos, como a praia do Vai-quem-Quer. Outras mais procuradas, são a do Farol, Cravo e Saudade. Para quem tem fôlego para andar até praia do Vai-quem-Quer, é uma aventura e tanto; mas para quem acha que é melhor apanhar um transporte, há charretes e bondinhos que garantem o deslocamento dos visitantes pelas ruas de areia da ilha.
Uma completa infra-estrutura garante tranqüilidade aos que gostam de conforto e não dispensam a comodidade da cidade. Há diversas pousadas, bares e restaurantes ao longo da ilha.