Boa parte dos turistas só passa por ela com direção a outros países ou como ponto de partida para as maravilhas da natureza chilena. Alguns, nem têm tempo para observar que Santiago do Chile cresceu e se tornou uma grande metrópole, que hoje não serve apenas de passagem para outras viagens, mas sim como destino único, que deve ser aproveitado em cada detalhe.
Problemas políticos, ditadura e desaparecidos… enfrentando grande dificuldades, Santiago conheceu a prosperidade econômica e se transformou na quinta maior metrópole da América Latina. Por suas ruas, é possível ver duas cidades – quem optar por começar seu tour pela cidade no bairro Las Condes, verá a nova Santiago, com a modernidade exposta em seus prédios arrojados, grandes shopping centers, condomínios, carrões importados e restaurantes elegantes.
Mas, quem preferir conhecer primeiro a cidade tradicional, deve ir direto para a Alameda, como é chamada a Avenida Libertador Bernardo O?Higgins, coluna vertebral da capital chilena. Com 27 quilômetros de extensão, esta avenida cruza a cidade do começo ao fim.
Por lá encontrase uma arquitetura colonial, de prédios baixos e iluminados pelo amarelo intenso que colore seus ônibus e táxis, terminando exatamente na modernidade de Las Condes.
Localizada aos pés da maior cordilheira do mundo, a Cordilheira dos Andes, tem um clima excelente no verão -e o melhor é que não chove. Outra vantagem de seu clima é que ele favorece a produção de uvas para vinicultura.
Mesmo para quem não costuma tomar nada além de água, sucos e refrigerantes é obrigatória a visita aos seus vinhedos e, próximos à cidade, ficam oito deles.
Através de seus pontos turísticos e prédios governamentais, a cidade conta sua história. De metrô se foge do trânsito e se chega ao Cerro Santa Lúcia e suas lojas de artesanato. Seu marco mais famoso é o Palácio de la Moneda, sede do governo chileno. Já no final do Paseo Ahumada (um calçadão que concentra grande parte do comércio central) fica a Plaza das Armas, que reúne as principais atrações da capital: a Catedral, o prédio dos Correios, o Palácio Arcebispal e o antigo Congresso Nacional.
Outro lugar que não se pode esquecer de conhecer é a casa do poeta Pablo Neruda – simplesmente apaixonante. O estilo arquitetônico, a biblioteca conservada e, acima de tudo, a energia que paira no local, fazem qualquer turista viajar no tempo. Para quem gosta de vida noturna, no bairro da Providência ficam os pubs e as discotecas mais concorridas da capital chilena.
Menos festeiro e mais boêmio, o bairro Bellavista agrada com bares cubanos e clubes de jazz.
Durante o dia, Bellavista é rota para o Cerro San Cristóbal. Lá fica o mirante mais privilegiado da cidade e também o zoológico e o Jardim Botânico. Entre a Alameda e a Circunvalación Américo Vespúcio, San Cristóbal é o lugar mais alto de todo o Vale Central e morada da padroeira de Santiago, a Imaculada Concepción.
Pacote
Um pacote de viagem visa mostrar os principais atrativos de Santiago e suas opções de lazer. O pacote é de cinco dias de viagem incluindo passagens aéreas, traslados, quatro noites de hospedagem com café da manhã, passeio panorâmico pela cidade, passeio de compras em shopping center e visita ao badalado balneário de Viña del Mar e a Valparaíso.
O preço do pacote por pessoa, em apartamento duplo, é de US$ 531, para saídas até dia 10 de dezembro. Informações: (11) 3255-4666 ou consulte seu agente de viagens.