A contagiante cidade de Ilhéus, fundada em 1534 pelo espanhol Francisco Romero, no litoral sul da Bahia, é um convite para relembrar a história e a cultura baiana, visivelmente traduzida em seus preciosos monumentos arquitetônicos, oriundas da época de sua colonização. As pequenas ilhas fluviais e marítimas foram responsáveis pela origem do nome da cidade, que, inicialmente, era conhecida como São Jorge dos Ilhéus. Traços de história ainda podem ser vistos nos belíssimos casarões, palacetes, igrejas e nas construções imponentes que, em tempo real, exprimem o que há de mais sublime na região, e que o tempo parece não ter envelhecido.
A Catedral de São Sebastião, templo católico de bela arquitetura, vale a visita. O roteiro histórico conta ainda com o Convento e a Igreja de Nossa Senhora da Piedade, no bairro Alto do Ceará, e uma miniatura do Cristo Redentor de quase oito metros. Quer ver o pôr-do-sol de um ângulo privilegiado? O alto do Outeiro de São Sebastião e o Morro de Pernambuco disputam a melhor vista panorâmica da Baía de Ilhéus.
Outro ponto turístico que promete ser inesquecível é o Vesúvio, antiga pastelaria transformada em bar pelos coronéis do cacau da época. Depois de servir como cenário no romance Gabriela, cravo e canela, o local se tornou principal ponto turístico da cidade. E já que está tudo em família, uma visita na antiga casa de Jorge Amado – construída na década de 20 pelo pai, João Amado de Faria, pode render grandes emoções. Hoje, a casa abriga a Fundação Cultural, da Academia de Letras e do Instituto Histórico de Ilhéus. Com todos esses passeios, o regresso para a casa deixará saudades.
Pólo da Costa do Cacau
Belas praias como a do Cristo, além de rios, lagoas e cachoeiras compõem o cenário natural de Ilhéus. |
A natureza do litoral sul, embalado à nobre cultura da cidade, determinou os ingredientes fundamentais para que Ilhéus se tornasse o principal pólo turístico da Costa do Cacau e o terceiro da Bahia, depois de Salvador e Porto Seguro. Recebe, anualmente, uma média de 220 mil visitantes.
As belezas naturais são inconfundíveis, sobressaindo-se nas areias brancas, rodeadas por extensos coqueirais e cercadas por um mar ora esverdeado, ora azulado. Mas não é só de praia que vive os ilheenses. Rios, lagoas e cachoeiras fazem parte de um cenário paradisíaco, cujo calor é o artista principal e predominante o ano inteiro. A Mata Atlântica preservada é um espetáculo à parte que pode ser conferido pelos turistas que, não raro, podem ser agraciados com a visita do divertido mico-leão-dourado, espécie rara que tem seu habitat na região.
Com cerca de 280 mil habitantes, a cidade de Ilhéus é conhecida mundialmente por sediar os apimentados romances do célebre escritor baiano, Jorge Amado, criador de Gabriela, cravo e canela. Está a 462 quilômetros da cidade de Salvador, considerada por muitos gringos a terra do axé e da alegria, de comidas apimentadas, dias de muito sol e gente bonita. Outro atrativo é a culinária diferente, que abusa de peixes e dos frutos do mar.
Resort é oásis em Cana Brava
Divulgação |
Estrutura do resort inclui minizoológico e trilha. |
Uma das praias mais visitadas e valorizadas em Ilhéus é a Praia de Cana Brava, agraciada com muito verde e flores tropicais, reúne todas as belezas naturais em um mesmo lugar. É lá também que está localizado o Cana Brava Resort, um oásis cercado de coqueirais e natureza por todos os lados. São 96 apartamentos, oitenta chalés e quatro suítes presidenciais, com infra-estrutura moderna e conforto. A área de lazer surpreende pela diversidade de atividades: tem toboágua, tirolesa, minizoológico, trilha ecológica, restaurantes e bares que servem especialidades regionais e internacionais.
O resort é contemplado também com a passagem do Rio Jairi, de águas escuras e ferruginosas, que nasce na cidade balneária de Olivença, a dezoito quilômetros de IIhéus, única estância hidromineral localizada na faixa litorânea do Brasil.
Estas águas são ricas em propriedades medicinais eficazes no tratamento de alguns problemas de pele, pois hidratam, tonificam e rejuvenescem, além de proporcionar uma revitalização completa de todo o corpo. Os banhos são indicados também para doenças do aparelho digestivo, pois a água contém sais ferrosos e minerais como magnésio, iodo e bicarbonato. E esse diferencial é muito bem explorado pelo Cana Brava. Para tanto, foi criada uma enorme estrutura para receber as águas medicinais e assim possibilitar a todos os hóspedes um banho gostoso e saudável. O resultado? Turistas que não dispensam a chance de ficar bem cuidados enquanto passeiam em Ilhéus.
Preços
Este mês, o Cana Brava oferece diárias a R$ 390 por casal, com pensão completa (café-da-manhã, almoço e jantar). Cortesia para duas crianças de até 12 anos, acomodadas no mesmo apartamento dos pais.
O resort situa-se na Rodovia Ilhéus-Canavieiras, km 24. Informações: (73) 3269-8000 ou reservas@canabravaresort.com.br.