Arquitetura do prédio da prefeitura, às margens do Lago Maschsee, chama a atenção pela beleza. |
Hannover, a capital e principal cidade da Baixa Saxônia, é uma das localidades líderes em feiras e congressos da Alemanha. Ganhou destaque internacionalmente ao sediar a Expo 2000. A inconstante história desta cidade fundada em 1241 é contada por suas inúmeras atrações, ligadas por uma linha vermelha, o ?Rote Faden?, marcada na calçada servindo de guia para os turistas por 36 pontos. O vínculo arquitetônico entre o centro moderno e o centro velho é impressionante.
Na parte antiga da cidade, por exemplo, há uma mistura de bares, restaurantes, butiques, galerias e antiquários, o que cria uma atmosfera única e possibilita ao turista uma série de atividades em um só lugar.
Um extenso programa cultural também preenche a cidade com aventura e vida. Os habitantes de Hannover mostram o seu caráter e paixão nas festas e festivais realizados na cidade. No palco da Praça Expo há inúmeros concertos ao ar livre.
Jardins reais
Entre as atrações imperdíveis de Hannover está o Königliche Gärten Herrenhausen, os jardins reais de Herrenhausen, única área barroca original e conservada de toda a Europa, estabelecida em 1666 e com a maior fonte de jardim (82 metros), teatro datado de 1689, uma galeria com sala barroca e o maior ciclo de afrescos do norte da Alemanha.
Imperdível é um passeio aos jardins reais de Herrenhausen, única área barroca original da Europa. |
Para o turista que quer relaxar e degustar uma boa cerveja alemã, uma dica é ir à Eilen-riede, uma área de 650 metros quadrados com muitas cervejarias rodeada de jardins. O Maschsee, lago próximo à prefeitura, também é uma opção de local para diversão e descanso.
Se quer conhecer uma típica casa de floresta na montanha, vale uma visita à Regenwaldhaus, a mais recente atração do jardim botânico. E, ainda em meio à natureza, uma atração boa para adultos e crianças é o Zoológico de Hannover, um parque fascinante.
O Hannover Congress Centrum, centro de congresso, acaba chamando a atenção dos turistas que visitam a cidade, mesmo a lazer. Trata-se de uma construção neoclássica de 1914 no parque municipal onde, em 1951, se realizou a primeira exposição alemã de jardinagem.
O Estádio Niedersachsenstadion será um dos palcos das oitavas-de-final da Copa, em 27 de junho. |
A agitada cidade de eventos também tem uma face cultural representada pela Ópera que, segundo o guia de óperas de Londres, é uma das vinte mais importantes do mundo. Não decepciona também aos adoradores de arte. Para esse tipo de turista, são oferecidas caminhadas em grupos o ano todo que contemplam os principais pontos. Com o folheto ?Kunst auf Schritt und Tritt? podem ser feitos também passeios por conta própria.
Pode-se visitar, por exemplo, o Sprengel, um dos vários museus de arte do século XX e o Museu Kestner, que reúne artesanatos da Idade Média à atualidade, arte egípcia, grega, etrusca e romana. Já no Museu Wilhelm-Bush são realizadas constantemente exposições especiais de caricaturas e grafias artísticas. A cidade e a história de Niedersachsen são mostradas no Museu Histórico.
Natureza pauta lazer na região
No chão, a linha vermelha conduz a 36 pontos, entre eles, os cafés. |
A natureza acompanha o turista nos passeios pela região de Hannover. Um das opções é o passeio pelo Mar Steinhunder, por onde se navega ao forte insular Wilhelmstein. Vale a pena também uma visita ao restaurado bairro de Scheunenviertel, com o centro de informação de parques naturais ou então simplesmente caminhar ao longo das orlas.
Os bird watchers, aqueles turistas que viajam o mundo para observar diferentes espécies de pássaros, têm um bom motivo para visitar o Vogelpark Walsrode. Este é o maior parque de pássaros do mundo, com oitocentos tipos e até cinco mil aves de diversos continentes e zonas climáticas. Agora, o local tem um novo pavilhão, dedicado à floresta tropical.
Depois de alguns dias de intensas atividades turísticas, uma boa pedida é conhecer o Kurort Bad Nenndorf, um spa que oferece não só banhos de sais e fontes sulfúricas, mas também um lugar de relaxamento e restabelecimento.
Compras
Consumidores vorazes e turistas mais antenados com a moda podem fazer a festa em Hannover. A cidade reúne lojas exclusivas na Rua Georg (Georgstrasse), entre Kröpcke e Aegidientorplatz, e no centro velho; além de várias lojas de departamentos entre Kröpcke e Steintor, e no calçadão. As galerias Luise e Kröpcke oferecem opções de compras em ambientes sofisticados. Para quem aprecia antiguidades, uma dica é a feira no Hohen Ufer (centro velho), que acontece todo sábado das 7h às 16h.
Jovens
Hannover tem também muito a oferecer a jovens de idade e espírito. Bikers e skaters se encontram no Inliner-Biergarten depois dos tours em volta do Maschsee. Eilen-riede e Georgstrasse convidam o turista a passear, andar de bicicleta, de patins e de skate, assim como também as discotecas e bares no centro e ao redor da ferroviária. Hannovers Hausbreiereien, com música ao vivo, é o lugar ideal para se fazer novos amigos. Para quem adora música techno ou apenas quer entrar na farra, não pode perder a Reincarnation-Parade, que acontece anualmente na cidade. Mais informações sobre Hannover podem ser obtidas no site www.hannover-tourism.de.