No norte da Alemanha está Hamburgo, a segunda maior metrópole do país e onde opera um dos maiores portos internacionais da Europa. Os habitantes locais gostam de chamá-la de ?porta para o mundo?. É uma referência à sua tradição centenária de cidade-estado e o importante papel que desempenha, tanto política quanto culturalmente.
A grande Hamburgo, com seus cerca de 1,8 milhão de habitantes, é uma cidade cosmopolita, que preserva a elegância de seus palácios, as magníficas orlas e avenidas, os musicais internacionais, seu extravagante centro de compras e o bairro boêmio St. Pauli. Uma brisa vinda de longe sopra mar afora até chegar à cidade-depósito, Fleerte e demais canais. As extensas áreas verdes e parques fazem de Hamburgo a cidade verde da Alemanha.
Os passeios de barco a vapor pelo Alster oferecem vista diferenciada da região. |
É lá que se encontra o teatro de ópera mais antigo da Alemanha, uma companhia de balé de fama mundial (Ballet de Hamburgo John Neumeiers) e teatros famosos, como o Teatro Thalia. A vida cultural noturna é agitada. Na programação sempre há uma série de musicias e de peças de teatro variadas.
A cidade é um paraíso único para compras. Casas tradicionais, galerias cobertas e exclusivas lojinhas enchem os olhos dos mais consumistas. No bairro das galerias comerciais, entre Jugfernstieg e Neuer Wall, encontra-se uma seqüência de luxuosas galerias. As elegantes ruas de comércio, como ?Mönckebergstrasse? satisfazem a todos os gostos.
Atrativos
Um atrativo e também sugestão de passeio interessante em Hamburgo são os hafenrundfahrt, tours ao longo do porto, de barcos-museus e do antigo túnel do Rio Elba. O badalado Reeperbahn é o melhor ponto de entretenimento de Hamburgo em St. Pauli, onde o turista pode assistir a musicais e teatros ou se divertir nas danceterias e bares.
O Estádio de Hamburgo vai abrigar um dos quatro jogos das quartas-de-final, no dia 30 de junho. |
Vale também uma visita ao Mercado de Peixes, que funciona todos os domingos, das 5h às 10h da manhã. Os alterschippern, ou cruzeiros pelo Alster com barcos brancos a vapor, são uma boa pedida nos dias de calor, como estarão no período da Copa do Mundo. Entre uma partida e outra, o turista pode aproveitar ainda para conhecer o Hagenbecks Tierpark, o zoológico local.
Jovens
Como se pode esperar de uma cidade de tal dimensão, Hamburgo é cheia de extraordinárias e incomuns atrações para jovens. Os mais conhecidos clubes e discotecas da cidade estão no Kiez, em St. Pauli e os bares mais badalados em Ottensen e Alton, enquanto que em Uhlenhorst e Eppendorf se encontra uma grande diversidade de restaurantes internacionais. As melhores bugigangas da década de 70 são vendidas no bairro de ?Karolinenviertel?.
Economize com o Hamburgo Card
Vida noturna da cidade é agitada, sempre com uma série de musicais e peças de teatro variadas. |
Com o Hamburgo Card a passagem em transportes públicos na grande Hamburgo é livre, além de oferecer descontos em tours ao longo de portos do Alster, museus e navios-museus, visita à prefeitura, no ?Michels?, no Hamburg Dungeon e no Zo-ológio Hagenbecks. Em alguns locais, além dos descontos, pode-se obter entrada franca. Pessoas de até 30 anos podem também se beneficiar com o Power Pass, específico para jovens.
Região enfeitada por flores e palácios
Vale a pena fazer um passeio pela região chamada também de Terra Velha (Altes Land). É a maior área de cultivo de frutas da Alemanha, com suas casas rurais típicas e suas maravilhosas portas de entrada, do outro lado do Rio Elba. São oferecidos tours com guias de turismo em trajes tradicionais. Stade é uma antiga cidade hanseática com um centro antigo e confortável.
Outra dica é ir a Lüneburg, uma cidade cheia de surpresas com um centro histórico medieval e arquitetura típica, composta por prédios de tijolos à vista. Se der tempo, vale fazer uma excursão para o castelo e cerrado de Lüneburg, a trinta minutos de trem, partindo de Hamburgo, e a Undeloh, uma vila típica à beira do parque natural do cerrado de Lüneburg. Mais informações: www.hamburg-tourism.de.