O Brasil tem mais de 500 meios de hospedagem que aceitam animais de estimação. Uma boa notícia para quem sempre teve vontade de viajar para destinos diferentes, mas acabava não indo para não deixar para trás o melhor amigo.

continua após a publicidade

A relação destes estabelecimentos – hotéis, pousadas, flats, resorts, hotéis – fazenda e albergues – está no Guia 4 Patas Dog Tour, de autoria da agente de viagem Igleide Almeida, que será lançado amanhã, em Curitiba, como o primeiro livro do gênero no Brasil.

O livro traz também informações gerais para quem quer viajar com seu cachorro ou gato, como, por exemplo, a legislação de cada país, cuidados de transporte, documentação para embarcar sem problemas dentro e fora do Brasil, o que levar na bagagem pet, como se comportar para ser bem-vindo em todos os lugares, dicas de primeiros-socorros, roteiros especiais e até roupas e acessórios.

Divulgação
Guia 4 Patas, da Editora On Line.

Igleide Almeida conta que a iniciativa de escrever o guia surgiu também para responder às muitas dúvidas de pessoas do Brasil inteiro que a consultavam sobre os mais diversos assuntos ligados a viagens com animais.

continua após a publicidade

Exigências

As exigências em relação à hospedagem de animais variam de um estabelecimento para outro. Alguns aceitam somente um animal por apartamento, outros só hospedam em canis; uns cobram a diária separada, outros não, mas cobram a higienização, que é muito cara.

continua após a publicidade

Há hotéis que só aceitam animais de pequeno porte, há também os que proíbem a entrada deles no saguão social e a circulação nas áreas comuns. Por outro lado, há hotéis que oferecem serviço de passeio com os pets, os deixam ficar livres em toda a área do estabelecimento e até disponibilizam babás para cuidar deles.

O Paraná é um dos estados mais fechados à idéia do dog tour. Há aqui pouquíssimos hotéis cadastrados. Os estados com maior número de adesão são Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Bahia.

Alguns hotéis permitem a circulação livre dos animais nas áreas comuns.

No exterior, a aceitação é bem maior. Igleide cita como exemplo a Alemanha, país onde morou. Lá basta pagar a passagem e os animais podem viajar de trem, bonde e metrô, sem restrição. A entrada de animais é permitida em restaurantes e em outros locais públicos fechados em muitos países europeus.

Serviço: o Guia 4 Patas Dog Tour será lançado amanhã, às 19h30, na Livrarias Curitiba Megastore do Shopping Palladium, Avenida Presidente Kennedy, 4121, piso L2, Portão.

Está à venda em todo o Brasil por R$ 16,99 e no exterior por 6,50 euros. Pode ser adquirido na rede das Livrarias Curitiba, em bancas de jornais, revistarias, Drogavet, Clinivet e nas ONGs ligadas a animais (para as quais será repassado 30% da verba arrecadada com a venda do guia). Mais informações: (41) 3079-6394.

Modalidade de turismo é nova no Brasil

Grupo de um Dog Tour reunido: atualmente mais de 500 hotéis, pousadas, flats e albergues aceitam “hóspedes de quatro patas”.

A inclusão de cães e ga,tos no âmbito turístico, no entanto, é algo ainda novo no Brasil, vem acontecendo há menos de cinco anos. O crescimento do mercado pet em geral é um dos fatores que têm ajudado na aceitação de animais de estimação como acompanhantes de seus donos nos estabelecimentos de hospedagem pelo País.

Para a autora do Guia 4 Patas, Igleide Almeida, ainda há muito o que se avançar, porém, as coisas foram bem piores há alguns anos. Ela conta que, em 2003, teve a idéia de abrir as portas de sua agência, a Nathuna Tour, especializada em turismo para donos e seus animais, depois de ter sido recusada por diversas vezes em hotéis e pousadas quando viajava com a sua pooddle Flavinha.

“Já fiz check-in em hotel com a Flavinha enrolada em uma manta, fingindo que ela era um bebê para conseguir me hospedar”, conta. “A gota d’água foi uma vez que nos colocaram em um apartamento na área de serviço do hotel, daí resolvi colocar em ação meu plano de criar a agência especializada”, complementa.

Desde que criou a agência, passou a oferecer também os Dog Tours, viagens exclusivamente para turistas com animais de estimação para destinos onde são aceitos em hotéis e outros estabelecimentos.