Guarapuava celebra Paixão de Cristo

O município de Guarapuava celebra a Semana Santa com o espetáculo de encenação da Paixão de Cristo, um dos maiores eventos do gênero no País. A apresentação – que acontece na Sexta-feira Santa e faz a cidade despontar como roteiro para o turismo religioso nesta época – narra a vida de Jesus desde a última ceia com os discípulos até sua morte na cruz e ressurreição.

O espetáculo reúne mais de 600 atores. Nele, a história ganha ares de super produção – é considerado um dos maiores eventos do gênero no Brasil, contando com um público de aproximadamente 50 mil pessoas.

O elenco é formado por atores amadores de comunidades paroquianas da Diocese de Guarapuava, que ensaiam durante os finais de semana da quaresma, exclusivamente para o espetáculo. A Cia. de Teatro Arte e Manha, mesma direção de outras grandes produções, como as Cavalhadas, é responsável pela produção e direção artística.

A diretora da companhia, Rita Felchak, adianta algumas novidades para o espetáculo deste ano. No palco de mais de 200 metros de largura, além de números de dança e circo, haverá surpresas de cenografia estilizada.

Outra novidade é que a história começará narrando desde a anunciação do Anjo Gabriel a Nossa Senhora sobre o nascimento de Jesus, seguindo com uma rápida retrospectiva sobre sua vida, até o momento em que ele é crucificado.

O espetáculo ainda apresentará cenas com técnicas de rapel e montanhismo, com a participação do Corpo de Bombeiros. Efeitos especiais nas cenas e artistas profissionais convidados devem abrilhantar ainda mais o evento, realizado pela prefeitura em parceria com a diocese local.

História de Fé

Quem vai à cidade pode aproveitar para conhecer outros atrativos. O turismo religioso vem despontando como uma das marcas de Guarapuava, além das belas paisagens da região.

O município tem como marco inicial a fundação da Catedral Nossa Senhora de Belém, uma das mais belas igrejas do Paraná, e conta ainda com diversos santuários, com destaque para o da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt.

O Caminho do Guairacá é a estrada de acesso para o Salto São Francisco, a maior queda d’água do sul do Brasil, com 196 metros de altura. No caminho, 13 capelas trazem tanto a tradição ortodoxa como a romana, com decorações históricas intactas. A paisagem também é um convite à meditação e ao contato com a natureza.

Serviço

A encenação da Paixão de Cristo acontece na sexta-feira, dia 10, na Praça da Fé, a partir das 19h30.