São Paulo – As operadoras de turismo brasileiras já estão sentindo os efeitos da Influenza A, o nome dado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a doença que popularmente é chamada de gripe suína. A maior parte dos passageiros com destino ao México está adiando a viagem ou trocando o destino.

continua após a publicidade

Segundo o presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), Luiz Eduardo Barbosa, ainda é cedo para avaliar um possível estrago da doença sobre as vendas de pacotes internacionais, mas desde a semana passada já é possível notar uma corrida dos consumidores na troca das passagens.

“O principal problema é a Cidade do México. Os nossos principais destinos são Cancun e Acapulco e nessas regiões a situação está bem mais controlada”, diz o presidente da Braztoa, que também é proprietário da operadora Flot, em São Paulo.

O diretor de assuntos internacionais da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Leonel Rossi Júnior, diz que as próprias agências estão recomendando que os turistas adiem suas viagens para uma época mais adequada.

continua após a publicidade

Luiz Barbosa, da Braztoa, lembra que há 15 dias as companhias aéreas mexicanas lançaram no Brasil pacotes de viagem com redução de até 40% nos voos. “A procura foi muito grande. Agora, com a gripe, as pessoas não querem deixar de aproveitar a promoção, por isso, estão apenas adiando a viagem.”

O México é a principal preocupação dos brasileiros, mas os clientes mais assustados começam a questionar também outros destinos, como os Estados Unidos.

continua após a publicidade

Orientação

A Braztoa e a Abav divulgaram semana passada comunicado aos associados para que orientem clientes que estejam indo para o México sobre a Influenza A. “Medidas preventivas estão sendo tomadas naquele país. Entretanto, há riscos eminentes e não existe vacina que garanta a imunização”, diz a nota.

Segundo as entidades, aqueles que decidirem manter sua viagem precisam tomar algumas precauções. São elas: usar máscaras cirúrgicas descartáveis, lavar as mãos frequentemente com água e sabão, evitar lugares com concentração de pessoas, não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal, tomar vitamina C e D, além de consumir frutas e verduras da época.

Aos passageiros que decidirem alterar a data de viagem, as companhias aéreas mexicanas estão permitindo a remarcação dos bilhetes dentro do prazo de sazonalidade. Para os casos de cancelamento e reembolso, as companhias estão cobrando a devida penalidade.

“As duas entidades, entretanto, estão empenhadas em modificar essa decisão das companhias aéreas e da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil)”, diz o comunicado.