Gramado (RS) contabiliza perdas e investimentos

Aproximadamente três mil turistas deixaram de ir para Gramado, na serra gaúcha, no feriado de 2 de novembro devido ao problema nos aeroportos brasileiros. O município de 33 mil habitantes e um dos mais turísticos do sul do Brasil – recebe anualmente 2,5 milhões de visitantes – deve sentir o impacto maior durante seu principal evento, o Natal Luz, que teve início no último dia 11 e vai até 15 de janeiro. Quem comenta é o prefeito de Gramado, Pedro Henrique Bertolucci, durante o 18.º Festival do Turismo de Gramado, ocorrido na semana passada. ?Ainda não temos como saber, porque o Natal Luz começou agora, mas acreditamos que afetará bastante?, disse.

Porém, os investimentos para tornar a região ainda mais turística não param. O município, situado a cerca de cem quilômetros de Porto Alegre, vai receber R$ 5,5 milhões de investimentos para melhoria da infra-estrutura urbana, recursos provenientes dos cofres da Prefeitura e da iniciativa privada. As obras vão se concentrar na principal avenida da cidade, a Borges de Medeiros. Uma das intervenções será a instalação subterrânea de sua fiação elétrica, o que deve refletir positivamente na estética do centro, local que concentra, em restaurantes, bares e comércio em geral, grande parte dos turistas.

 
Danielle de Sisti
Bertolucci: ?Aeroporto para
turismo internacional?.

Outro investimento em prol do turismo é a construção do Parque dos Pinheiros, um complexo situado a quatro quilômetros do centro, que terá restaurante, teleférico e um lago de 17 hectares com barcos para passeio. Dando apoio às embarcações, haverá dez decks localizados próximo a entradas das diversas trilhas ecológicas existentes nos 133 hectares de área verde.

Aeroporto

Em Gramado, o turismo representa 90% da economia local, oferece onze mil leitos nos seus meios de hospedagem e cerca de cem restaurantes. Apesar de ser um dos principais destinos turísticos brasileiros, ainda está fora da rota do turismo internacional. Para o prefeito Pedro Bertolucci, que já está no seu quarto mandato, a causa principal é a falta de um aeroporto adequado a receber grandes aeronaves, uma reivindicação que já dura treze anos. Bertolucci observa que Portugal tem 26 vôos trazendo europeus para o nordeste brasileiro e nenhum para o Rio Grande do Sul. Existe uma área que está sendo desapropriada em Canela para a construção do aeroporto, porém, ainda há um problema a ser resolvido com o Ibama, já que parte dela é parque nacional. ?Acreditamos que haverá um desfecho dessa questão até o fim do ano que vem?, disse o prefeito.

A jornalista viajou a convite do Festival de Turismo de Gramado e da Webjet.

Litoral do Paraná foi o mais procurado

Dos sessenta novos roteiros turísticos apresentados pelo Paraná durante o 18.º Festival do Turismo de Gramado, na semana passada, os que incluem o litoral foram os que mais geraram interesse por parte dos agentes de viagens que visitaram o estande do estado. ?Ficamos surpresos porque muitas pessoas nos vinham perguntar sobre destinos do litoral que não são muito divulgados, como a Ilha de Superagüi, por exemplo?, comentou Vânia Climinacio, diretora de marketing da Secretaria Estadual de Turismo.

Dentre os profissionais do trade turístico que representaram o Paraná no evento estavam quinze empresários do setor que expuseram seus produtos e serviços. ?Para os hoteleiros foi muito bom. Alguns até fecharam negócio durante a feira para a próxima temporada?, contou Vânia. ?O Festival do Turismo de Gramado é muito profissional, quem vai é porque realmente quer fazer negócio, gerando bons resultados para todo o setor?, destacou.

O festival, que aconteceu entre os dias 16 e 18, registrou um crescimento de 11% no volume de inscrições e também de marcas expostas -1.100 distribuídas em 360 estandes nos 15 mil metros quadrados de área no Centro de Feiras Serra Park. Um total de 11.102 pessoas participaram do evento, considerado o maior do segmento no sul do Brasil. Entre os destaques do evento deste ano, as diretoras do festival, Marta Rossi e Silvia Zorzanello, destacam a realização do 1.º Salão de Turismo Saúde e a presença de 28 países, dos quais China (primeira vez), Índia e Oriente Médio. O próximo Festival do Turismo de Gramado já tem data marcada: de 22 a 25 de novembro de 2007. (DS)

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo