Fotos: Cleiton Thiele
O Nativitaten conta a história do Natal por meio de um espetáculo de som, luzes, fogos e águas dançantes, no Lago Joaquina Rita Bier.

Agora, até meado de janeiro, quem visitar Gramado terá a sensação de que está mesmo na terra do Papai Noel. É que a cidade mais turística da Serra Gaúcha, deu início, no último sábado, à 20.ª edição do Natal Luz. O evento, que tradicionalmente começava no dia 15 de novembro e se encerrava na primeira semana de janeiro, agora se estende por mais doze dias, a pedido dos turistas, terminando somente em 15 de janeiro. Quem chegava à Serra Gaúcha depois das comemorações das festas de fim de ano queria ainda poder desfrutar da beleza da decoração da cidade e de atrações musicais como o Nativitaten.

continua após a publicidade

Uma das grandes novidades desta edição será o 1.º Encontro Brasileiro de Papais Noéis, de 25 a 27 de novembro, com o objetivo de proporcionar conhecimento às pessoas que trabalham com uma das mais fortes caracterizações de Natal. Mais de cem papais noéis são esperados para uma programação de atividades como palestras, concursos, passeios e interatividade com turistas e comunidade de Gramado. No final, cada Papai Noel receberá o seu certificado ?Este encontro de papais noéis é a primeira realização de uma Universidade do Natal que estamos criando em Gramado através da experiência adquirida com vinte anos de Natal Luz. Durante todo o ano recebemos delegações de outras cidades, somos procurados por prefeituras de todo o País, assim como entidades e profissionais liberais que trabalham com o Natal para adquirir know-how sobre o nosso evento?, afirma Luciano Peccin, presidente a Comissão Organizadora do Natal Luz.

Árvore Cantante: fantasia
e magia por meio da música.

O evento é uma produção da Prefeitura Municipal de Gramado em parceria com um grupo de empresários local, que envolve diretamente mais de quarenta pessoas, além de inúmeros prestadores de serviços e toda a comunidade. O Natal Luz espera receber novamente mais de quinhentas mil pessoas no período de sua realização.

Nativitaten ainda mais marcante

continua após a publicidade

O Nativitaten é a atração mais tradicional do Natal Luz. É o maior espetáculo do evento e visa contar a história do Natal por meio de som, luzes, fogo, águas dançantes e fogos de artifício. O cenário é o Lago Joaquina Rita Bier, um dos atrativos turísticos da cidade. Este ano, os organizadores prometem um evento ainda mais inesquecível com forte apelo visual, já que terá novos recursos, fogos de artifício de última geração, além de mais músicos e percussão.

Na Vila de Natal, os turistas
podem adquirir produtos artesanais,
incluindo biscoitos e pães de mel.

Até o ano passado, três tenores cantavam as músicas natalinas em balsas que flutuavam pelo Lago Joaquina Rita Bier acompanhados de duas sopranos junto ao palco principal. O coro e órgão complementavam a força da música e o espetáculo era exibido também em um telão. Velas acesas nas mãos do público, dispostos em torno do lago, recriam o clima medieval do espetáculo.

continua após a publicidade

Serão tocadas músicas da Idade Média, de grandes mestres do Romantismo até tradicionais canções de Natal. Nos céus, fogos de artifício, raios laser e luzes; no lago, o fogo e a água que parecem dançar. Tudo para contar a história do Natal, desde a criação do mundo, o paraíso, o pecado, o nascimento de Cristo e sua manifestação no mundo. ?Vamos sempre atrás de talentos e não de grandes nomes. O resultado é que revelamos jovens cantores para o mundo?, orgulha-se o padre Elói Sandi, responsável pela programação musical.

Na Tannembaumfest, moradores e turistas saem às ruas para enfeitar os pinheirinhos.

Estão previstas doze apresentações. O público médio por apresentação é de dez mil pessoas, sendo que o total estimado é de mais de 150 mil pessoas. Cada espetáculo dura em média cinqüenta minutos. A primeira apresentação do Nativitaten será neste sábado, dia 19, e depois nos dias 25 e 30 de novembro; 5, 8, 13, 17, 23 e 26 de dezembro e 7 e 14 de janeiro, sempre às 21h, no Lago Joaquina Rita Bier. Os ingressos custam R$ 20 na arquibancada e R$ 35 nos camarotes de seis lugares cada. Crianças de até 5 anos não pagam e idosos acima de 60 anos têm desconto de 50%. Os ingressos são vendidos apenas nos dias dos espetáculos no Palácio dos Festivais e, a partir das 15h, no Lago Joaquina Rita Bier.

Festa das Árvores

O clima natalino em Gramado se deve, em muito, à Tannembaumfest ou Festa das Árvores de Natal, cerimônia na qual a comunidade e turistas saem às ruas para enfeitar os cerca de cem pinheirinhos na principal avenida de Gramado.

As canções de natal serão apresentadas em concertos diversos, também no Lago Joaquina Rita Bier; pelo Coral do Coreto, na Praça das Comunicações, e pela famosa Árvore Cantante, cujos integrantes cantam em cima de uma árvore de Natal giratória em uma rua coberta, situada no centro da cidade.

O espírito religioso revela-se na Janela do Advento, na Igreja Matriz São Pedro, que se abre ao som de corais, orquestras e solistas. O espetáculo acontece nos domingos que antecedem o Natal.

O turista que quiser levar do Natal de Gramado mais do que lembranças na memória pode adquirir souvenirs diversos na Vila de Natal. Na feira, os artesãos locais expõem produtos como biscoitos e pães de mel até objetos de decoração, de utilidade doméstica e brinquedos. A vila fica aberta diariamente. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site www.natalluzdegramado.com.br ou pelo telefone (54) 286-1475.

Canela promete um Natal de sonhos

David Keller
Projeto mostra como ficará a
Avenida Osvaldo Aranha durante
todo o festejo natalino.

Na próxima sexta-feira, dia 18, será a vez de Canela, situada a só sete quilômetros de Gramado, dar início à programação do seu Sonho de Natal. A cidade já está sendo preparada para receber o Papai Noel, no dia 3 de dezembro, durante um evento nos jardins da Catedral de Pedras.

O Sonho de Natal preserva uma tradição, interessante para as crianças e até mesmo para os adultos que gostam de manter a fantasia da existência do Papai Noel. É que todas as cartas endereçadas à casa do Papai Noel, em Canela, são respondidas por uma comissão de pessoas que fazem parte do Lions Clube.

Siga sua estrela é novamente o tema do evento e estará presente não só nos espetáculos, mas também na decoração, que já começa a ser colocada nas ruas. A Avenida Júlio de Castilhos já está com os pinheirinhos no canteiro central. Serão 45 árvores ornamentadas em parceria com o comércio daquela avenida.

A Casa do Papai Noel, que é tradicionalmente a residência oficial do Bom Velhinho em Canela nesta época, atrai muitas crianças.

A intenção da organização do evento é a de que o Sonho de Natal de Canela transporte todos para o mundo de fantasia onde Papai Noel existe, onde tudo é iluminado, bonito e colorido. Os espetáculos visam reafirmar a idéia de que Natal é tempo de renovação, de desejos de mais paz, de esperança e de amizade.

Cultura e arte

A programação do evento inclui apresentações de dança, teatro e música, em que serão exibidas as culturas erudita e gaúcha e a religião. Junto à chegada do Papai Noel, o Auto de Natal será o maior espetáculo. No elenco, canelenses, com envolvimento da Ateca Associação de Teatro de Canela.

A chegada do Papai
Noel será nos jardins
da Catedral de Pedra.

Além disso, concertos com orquestras e corais, musicais gaúchos, apresentação teatral do nascimento do Menino Jesus e Terno de Reis compõem a programação do evento.

O Festival de Dança da Academia Neusa Martinotto será uma atração à parte no Sonho de Natal, quando 140 bailarinos, de quatro anos até terceira idade, apresentam um belo espetáculo, em duas partes: Alice no País das Maravilhas e Canela Nossa História Através da Dança. O Sonho de Natal terá o acender de suas luzes na noite de 18 de novembro e segue até 15 de janeiro.