Fotos: Rui Faquini |
Além dos imóveis históricos, o charme de Goiás está nas suas ruas inclinadas e tortas e nas calçadas de pedra. |
Estado conhecido pelas paisagens da Chapada dos Veadeiros e por ser uma mina de águas quentes, Goiás agora parte para um trabalho mais agressivo de divulgação do potencial turístico. Quer mostrar aos turistas que para lá são atraídos pelas cachoeiras, matas, rios, grutas e cavernas, que também guarda um patrimônio histórico mundial, já declarado pela Unesco, em 2001. A intenção é alavancar em 20% o número de turistas no estado.
Situada a 130 quilômetros de Goiânia, a pequena cidade de Goiás, também conhecida como Goiás Velho, é um dos importantes símbolos do potencial turístico-cultural do estado. São 274 anos de história contados por meio dos seus museus, igrejas e casarios espalhados por quarenta ruas que formam o centro antigo. O charme está nas suas ruas inclinadas e tortas, calçadas de pedra feitas pelos escravos.
Goiás faz parte de um roteiro chamado de Caminho do Ouro, que agrupa as serras de onde era extraído ouro nos tempos da mineração e formado pelas cidades criadas na época dos bandeirantes -Goiás, Corumbá, Jaraguá e Pirenópolis.
Artesanato retrata a Procissão do Fogaréu, um dos eventos mais importantes da cidade. |
A cidade, conhecida pelo legado arquitetônico datado da época colonial, está sendo divulgada como um tesouro na ponta do arco-íris, um trunfo para chamar mais tu-ristas ao Estado de Goiás. São exemplos desse rico patrimônio museus como o da Bandeira, da Boa Morte e edifícios como o Palácio Conde dos Arcos e a Igreja da Boa Morte, além da Igreja de Santa Bárbara e da Abadia. Para a recepção dos turistas, tem muitas pousadas e restaurantes que servem a culinária regional. Entre os pratos mais típicos estão o arroz com pequi e o empadão goiano, além dos licores e doces cristalizados feitos artesanalmente com os frutos da terra.
?Capital do cinema?
A cidadezinha, que fica em um vale cercado de morros verdes, no sopé da Serra Dourada, é toda cortada por rios. Este conjunto de elementos faz da velha Vila Boa, como era chamada quando era capital de Goiás, uma das mais belas cidades turísticas do estado.
O Museu das Bandeiras não pode faltar em um roteiro turístico pela cidade. |
Goiás tem apenas 28 mil habitantes mas recebe anualmente 150 mil turistas. Além da paisagem, grandes responsáveis pela atração de visitantes são os eventos que ocorrem durante o ano. Os mais famosos são a Procissão do Fogaréu, durante a Semana Santa; o Encontro Afro-goiano, no mês de maio, e o Fica – Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, que reúne, sempre em junho, turistas de 85 países, o segundo do mundo no segmento, transformando a cidade na capital nacional do cinema.
Além do roteiro Caminho do Ouro, outros roteiros temáticos foram definidos pela Agência Goiana de Turismo (Agetur) para ?vender? o Estado de Goiás como destino turístico: Caminho do Sol, que compreende a bacia hidrográfica do Rio Araguaia, desde sua nascente no Parque Nacional das Emas até a divisa com o Estado do Tocantins; Caminho das Águas, que inclui a bacia do Rio Paranaíba, lagos e o Parque Estadual da Serra de Caldas, e o Caminho da Biosfera, que abrange o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros; o Parque Estadual de Terra Ronca, em São Domingos e o Parque Municipal de Itiquira, no município de Formosa.