Fotos: Centro de
Turismo Alemão/DZT
O Castelo e Jardins Berge,
de estilo inglês, durante
anos abrigaram o popular
festival de verão.

Muitas pessoas provavelmente pensam em futebol quando ouvem a palavra Gelsenkirchen. Para os habitantes de Gelsenkirchen, sede do Clube Schalke 04, isto é exatamente como deveria ser, especialmente agora que o seu novo estádio AufSchalke está dando um significado maior à palavra ?entretenimento?.

continua após a publicidade

O estádio é um marco para o que costumava ser conhecida como a ?Cidade dos Mil Fogos?, um grande centro produtor de carvão que teve sucesso ao se transformar em uma cidade vibrante e multifacetada.

O Arena AufSchalke é um dos mais modernos estádios da Europa. Construído em 2001, tem capacidade para 51 mil espectadores e pode abrigar eventos de biatlon até megaeventos, além, claro, das partidas de futebol.

Mas a cidade que vive o futebol tem muitas outras atrações além-estádio, que valem a pena serem visitadas. O melhor é que a maioria está apenas a alguns minutos do centro. O turista vai se surpreender, por exemplo, com a plástica do Teatro Musiktheater im Revier, um fascinante exemplo da arquitetura alemã pós-guerra. Todo o edifício representa uma síntese das artes, uma fusão de arquitetura, arte, música, teatro e dança.

A Arena AufSchalke foi construída
em 2001 para abrigar megaeventos
e hoje é um marco na cidade.
continua após a publicidade

Vale também uma visita ao Castelo Horst, o mais notável castelo renascentista do noroeste da Alemanha. É atualmente utilizado para eventos e convenções, como o principal órgão governamental local. Entre os pontos turísticos principais de Gelsenkirchen estão ainda o Castelo e Jardins Berge, de estilo inglês. Há ainda jardim de ervas, um jardim de contos de fadas, um jardim de dálias e atraentes áreas ao longo do lago (formado em 1930) com muita grama favorecendo os jogos, um playground para crianças e aluguel de barcos. Esta sempre foi uma área atraente especialmente para famílias e visitantes. Durante décadas, o castelo e o parque de Berge hospedaram o popular festival de verão, incluindo a queima de fogos sobre o lago.

Para quem gosta de estar em contato com a natureza, um passeio interessante é ao Zoológico Ruhr (Zoom). Até o ano que vem, o local deve estar ainda mais atraente, já que será transformado em um mundo animal de aventuras com muitas atrações para crianças e adultos.

Gelsenkirchen: a antiga Cidade
dos Mil Fogos hoje é uma
metrópole multifacetada.
continua após a publicidade

Entre as muitas áreas verdes da cidade está o Parque Nienhausenbusch, situado entre o Nienhausen Revierpark e a pista de corrida de Gelsenkirchen (uma das melhores da Alemanha), é um ótimo lugar para se relaxar. Ele apresenta uma grande diversidade de centros de recreação e lazer.

Belo lugar para caminhada é o Parque Nordstern, criado para o Garden Show federal de 1997, no local de uma antiga mina de carvão. É também a sede do anfiteatro Gelsenkirchen, que hospeda inúmeros eventos, além de oferecer uma parede para alpinismo, um mundo de divertimento para as crianças, uma ferrovia modelo e grandes beer gardens (casas de cervejas).

Compras e badalação

Gelsenkirchen tem duas principais áreas de compras: Bahnhofstrasse, no centro da cidade, e Hochstrasse, em Buer, ambas com uma excelente variedade de lojas.

Tanto Gelsenkirchen quanto as regiões próximas têm muito a oferecer também aos jovens. Música, principalmente o rock, e comédia são atrações regulares em vários centros localizados em uma área de quinze quilômetros.

Há uma imensa variedade de bares, além de oito enormes discotecas, cada uma com o seu próprio estilo de música, com uma variedade cultural e espaços de lazer para todos os gostos. Mais informações sobre a cidade podem ser obtidas no site www.gelsenkirchen.de.

Ruhr e a história industrial

Em Gelsenkirchen, foram escritos alguns dos capítulos mais importantes da história industrial da Alemanha. Alguns fatos podem ser conhecidos durante um passeio na região de Ruhr, vizinha à cidade. As fábricas, desativadas há anos e agora restauradas, cederam lugar à arte e à cultura. Onde antigamente se trabalhava o carvão, os visitantes encontram agora uma enorme oferta comercial e de diversão e entretenimento.

No leque de opções, o parque de diversões da Warner Bros Movie World até o Centro, o maior centro comercial da Europa.

O Landschaftspark e a Mina Zollverein são alguns dos exemplos da cultura industrial da região do Ruhr. Eles formam a Rota da Cultura Industrial, duas das 46 testemunhas do passado e do presente industrial.