Garopaba é uma enseada que se estende da Ponta do Faísca ou Gamboa até a Ponta do Ouvidor, banhada a leste pelo Oceano Atlântico, distante 79 km de Florianópolis. Foi colonizada no século XVII, mas só ganhou identidade própria em 1846, quando foi elevada à condição de freguesia.

continua após a publicidade

Garopaba continuou a ser uma vila de pescadores até recentemente, quando foi descoberta, primeiro por campistas, que no verão armavam suas barracas à beira do mar, e depois pelos surfistas, em razão de suas praias, excelentes para o surf. Possui nove praias que impressionam pela preservação, limpeza das águas e perfeição de suas ondas, que garantiram à cidade o título de Capital Nacional do Surf.

Nos últimos anos Garopaba vem sendo descoberta por turistas, entre eles argentinos e uruguaios. Entretanto, a maior parte dos veranistas ainda é de gaúchos, que fizeram de Garopaba a opção para suas férias. O turismo de observação de baleias está em pleno desenvolvimento, onde duas empresas promovem programas de observação embarcada, em barcos especiais dotados de toda a segurança e guias especializados. Durante a temporada de verão, o foco dos passeios de barco se transfere para a Ilha do Coral, paraíso dos mergulhadores, distante 45 minutos da costa de Garopaba.

continua após a publicidade