Antigos engenhos, atrações culturais e belezas da natureza são os pontos de partida para quem visita o Brejo Paraibano em julho. A região é palco da rota Caminhos do Frio, que faz parte do calendário turístico-cultural da Paraíba.
Em pleno nordeste, o Brejo registra temperaturas bem amenas. Ao longo deste mês, e até o dia 23 de agosto, as cidades que compõem o roteiro promovem atividades que evidenciam as tradições do interior do estado, aproveitando a deixa do “inverno” nordestino.
O Brejo Paraibano é uma região de grande beleza cênica, com os seus patrimônios históricos, artísticos e arquitetônicos, vegetação farta e riqueza cultural.
É, sem dúvida, uma localidade peculiar, principalmente devido à baixa temperatura nos meses do inverno, que chega a até 15ºC – algo atípico para a região nordeste.
Este é um dos quesitos que garantem o sucesso da rota, assim como os exemplos de Pernambuco, com o Circuito do Frio, e do Rio Grande do Sul, com o Roteiro da Uva e do Vinho.
Os cenários dos Caminhos do Frio são permeados de paisagens bucólicas, que resgatam o ar puro das fazendas e o dia-a-dia pacato das cidades de interior. Engenhos, casas de farinha, cruzeiros, trilhas, lagoas e cachoeiras são pontos visitados ao longo do trajeto.
Além disso, o Brejo é o berço de grandes nomes do cenário artístico nacional, a exemplo do pintor Pedro Américo, do escritor José Américo de Almeida, autor da obra A bagaceira, e do “rei do ritmo” Jackson do Pandeiro.
Este ano a rota integrará seis municípios brejeiros – Alagoa Nova, Areia, Bananeiras, Serraria, Pilões e Alagoa Grande -, com expectativa de levar cerca de 50 mil turistas para a região, 25% a mais que em 2008.
Um dos destaques da programação será um festival gastronômico que reúne receitas culinárias com uso da banana, cachaça e com a tilápia, peixe de água doce, em Bananeiras. O evento começa amanhã.
O roteiro inclui ainda outros eventos e festivais artísticos, como o Festival Jackson do Pandeiro, entre 17 e 23 de agosto, em Alagoa Grande, e a bela Festa das Flores, em Pilões, entre 10 e 16 de agosto.