O Festival Internacional de Turismo de Foz do Iguaçu deve reunir duas mil pessoas entre os dias 27 e 30 de junho, no Bourbon Cataratas Resort & Convention Center. Já está confirmada a participação de nove países da América Latina, dentre eles México, Venezuela e Peru, e também de Israel.
Esta segunda edição terá noventa estandes para acomodar as empresas expositoras. ?Nós já temos 60% dos estandes vendidos. Este número nos projeta para um salto no futuro e acreditamos que nas próximas edições já vamos poder contar com países europeus e de todas as Américas?, relata o empresário e organizador, Newton Paulo Angeli.
As plenárias vão acontecer pela manhã. Também haverá atividades artísticas de teatro, dança e músicos vindos do Paraguai, Argentina, Mato Grosso, e dos municípios lindeiros ao Lago de Itaipu. O evento ainda vai contar com exposição de artesanato que retrata as origens e costumes de vários povos.
O evento foi criado com o objetivo de divulgar ainda mais os atrativos turísticos da fronteira trinacional e mostrar aos buyers (compradores) e suplayers (vendedores) de toda a América Latina as facilidades desta região, que tem três aeroportos internacionais, distantes apenas trinta quilômetros um do outro e com várias opções de vôos aos grandes centros da América do Sul.
Destino Iguaçu não se resume às cataratas
Divulgação |
Turistas podem se render à ecoaventura no parque. |
Foz do Iguaçu se tornou um destino turístico mundialmente conhecido por abrigar as Cataratas do Iguaçu, mas também por estar numa posição geopolítica estratégica, dentro do grupo de eminência turística do Mercosul. Além desses pontos favoráveis, a região trinacional está cercada por outros atrativos como o programa ?Caminhos do Turismo Integrado ao Lago de Itaipu? que está agregado ao roteiro divulgado e visitado por diferentes nacionalidades.
Aliado às Cataratas do Iguaçu, outros ícones impulsionam o turismo local, como é o caso da Itaipu Binacional, a maior hidrelétrica do mundo em produção de energia. E, dentro do Complexo Turístico de Itaipu, o turista pode visitar o Ecomuseu, o Refúgio Biológico Bela Vista, Parque da Piracema e assistir à Iluminação monumental da Usina.
Dentro do Parque Nacional do Iguaçu, o turista pode percorrer trilhas interpretativas e atividades de ecoaventura como o rafting, rapel, escalada em rocha, arvorismo e passeios de barco em meio às quedas. É possível também sobrevoar as cataratas de helicóptero ou vislumbrar do alto a Itaipu de ultraleve.
Antes de entrar no parque nacional, o visitante pode conhecer o Parque das Aves, local que abriga mais de oitocentas espécies, possibilitando um passeio cheio de surpresas e conhecimento da vida silvestre. Ainda há jacarés, sucuris, jibóias, sagüis e um borboletário.
Já no turismo de compras, o visitante se depara com um verdadeiro shopping a céu aberto. Tanto em Ciudad del Este/Paraguai como em Puerto Iguazú/Argentina, o turista poderá comprar diferentes produtos, cada um com suas peculiaridades a preços bem acessíveis.