Fortaleza é o destino mais procurado

Sol o ano todo, belas praias, artesanato diversificado, boa gastronomia e vida noturna animada. Por esse conjunto de atrativos, Fortaleza foi considerada o destino turístico mais procurado nas agências de viagens em todo o País, de acordo com o Ministério do Turismo. Somente em 2004, Fortaleza foi visitada por 1.784.354 pessoas, sendo que aproximadamente 250 mil delas eram estrangeiras, com destaque para os portugueses, italianos, holandeses e alemães que invadem a cidade anualmente, nos meses de agosto e setembro. A expectativa para 2005 é a de que a capital seja visitada por dois milhões de pessoas.

A presença de estrangeiros é muito bem-vinda na capital cearense, não só os que vão à cidade para fazer turismo como também investidores que têm apostado alto, principalmente, no setor hoteleiro.

Atualmente, cerca de 25 mil leitos estão disponíveis para acomodar os turistas na cidade. A média de ocupação da rede hoteleira, durante o ano, atinge entre 65% a 70%, mas em duas ocasiões esse índice alcança quase os 100%: no Réveillon e no Fortal – carnaval fora de época, mais conhecido por micareta, que ocorre em Fortaleza na última semana de julho.

A Catedral Metropolitana
e o Mercado Central estão
entre os pontos mais
visitados no centro histórico.

A intenção da Secretaria de Turismo do Estado do Ceará (Setur) é ampliar a rede de hotelaria para fomentar ainda mais o turismo local. Hoje, esse setor representa 12% do produto interno bruto (PIB) do estado. A Setur estima que cada visitante gasta aproximadamente R$ 1 mil durante a sua estada em Fortaleza. O tempo de permanência médio do turista na cidade é de 10,8 dias.

Lazer e negócios

De acordo com o secretário estadual de Turismo, Alan Aguiar, uma das prioridades de sua pasta é incentivar a realização de eventos e negócios para que toda a infra-estrutura hoteleira e de comércio da cidade não fique ociosa durante os meses referentes à baixa temporada. Em 2003, o turismo de lazer representou 74,4% do número de visitantes de Fortaleza enquanto o turismo de eventos e negócios, juntos, alcançaram 19,4%. Em 2004, o turismo de lazer cresceu para 78,4% e o de eventos e negócios manteve-se praticamente estável, com 19,2%. Os dados da Setur computam as viagens realizadas para visitar parentes e/ou amigos como turismo de lazer.

O chamariz para atrair eventos e congressos para a capital cearense está diretamente ligado ao turismo de lazer.

A Praia de Iracema, que concentra casas noturnas, como o famoso Pirata, será revitalizada.

Revitalização

Como toda grande metrópole, Fortaleza tem deficiências em sua infra-estrutura. Algumas praias e pontos turísticos estão em estado de abandono, o que não é bom para a imagem da cidade. Ciente dos problemas, a prefeita Luizianne Lins (PT) pretende, a partir do segundo semestre de 2005, dar início a um série de obras para reurbanizar a capital. São projetos que visam melhorar a segurança aos turistas e moradores locais, com a implantação de postos avançados da guarda municipal em toda a beira-mar, instalação de lixeiras e novos pontos de iluminação pública e, principalmente, revitalização de áreas que estão abandonadas e não mantêm o mesmo encanto de épocas recentes – como é o caso da Praia de Iracema, da Barra do Ceará, do centro histórico e do Morro de Santa Terezinha, onde há um mirante que proporciona uma bela vista de Fortaleza, mas que está deteriorado.

Sexo

Uma das grandes preocupações das autoridades municipais é reverter a imagem negativa que a exploração sexual de crianças e adolescentes traz para o turismo do Ceará. De acordo com a prefeita, Fortaleza estava se transformando em destino específico para a prática de turismo sexual. Para reverter esse quadro, uma campanha educativa está em andamento, em que cartazes, espalhados em áreas específicas da capital, alertam a todos que a exploração sexual infanto-juvenil é crime. Além disso, o poder municipal pretende implantar uma política para afastar crianças e jovens das ruas. A prefeita prevê a instalação de seis centros de cultura, arte, ciência e esporte na cidade, sendo que o primeiro deve ser inaugurado até o final deste ano, na Barra do Ceará.

Fortal, a cidade dedicada à folia

Estrutura inclui três espaços
para os foliões curtirem os shows.

Em uma cidade nordestina onde o clima continua quente até mesmo quando o sol se põe não poderia faltar a micareta, o Carnaval fora de época. Em Fortaleza, a festa se chama Fortal que, este ano, na sua 14.ª edição, foi realizada entre os dias 28 e 31 de julho. E desta vez, a folia contou com uma novidade. Pela primeira vez, a maior micareta do País não foi realizada na avenida beira-mar de Fortaleza e, para participar, havia necessidade da compra de ingressos. Em vez de um local público, um grupo de empresários investiu cerca de R$ 4 milhões e levantou a Cidade Fortal, uma gigantesca estrutura com praça de alimentação, banheiros públicos móveis, posto médico de atendimento e três espaços distintos para que o folião pudesse brincar o Carnaval e assistisse ao desfile das estrelas baianas Ivete Sangalo, Asa de Águia, Babado Novo e Chiclete com Banana em seus trios elétricos. Entre os espaços destinados ao público, destaque à Pipoca da Paz (perímetro popular e que reuniu o maior público da festa); a área vip (na qual os foliões tinham acesso a shows exclusivos) e os camarotes (com visão privilegiada dos desfiles e toda a comodidade).

Aproximadamente duzentas mil pessoas curtiram o Fortal deste ano, durante os seus quatro dias de exibição. Devido ao público presente e, principalmente, a total segurança do evento, a micareta foi um sucesso. O receio de que a festa popular perdesse respaldo ao sair da avenida beira-mar para um local fechado foi superado e Fortaleza ganhou mais um espaço, com toda a infra-estrutura para a realização de grandes eventos.

Retorno

Dos eventos realizados na Cidade do Sol, o Fortal é o que mais movimenta a economia local. Durante o período de sua apresentação este ano, na última semana de julho, a micareta e seus foliões geraram investimentos que correspondem a 3% do PIB do mês de julho de todo o Ceará. Devido ao sucesso dessa festa, outros dois grandes eventos estão em estudo para serem implantados em 2006. No final de janeiro deverá acontecer um festival de verão com muitas atrações musicais. E, para junho, está sendo programada a Festa de São João, cuja atração é a exibição de danças folclóricas regionais.

O Ceará Music – que conta com a participação de bandas pop e rock, de expressão nacional, é outro evento de sucesso realizado em Fortaleza. Nos dias 14, 15 e 16 de outubro acontecerá sua quinta edição consecutiva.

A Cidade Fortal situa-se na Avenida Aldyr Mentor, continuação da Avenida Padre Antônio de Tomás, no bairro Cidade 2000. (CB)

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo