São João do Nordeste. Serão quatro dias de festa – 23, 24, 25 e 26 de junho – na Sede, em Praia do Forte e Imbassaí, na cidade de Mata de São João (BA). É um São João tradicional, com direito a concurso de quadrilhas e da rua mais bonita e arrastão com trios nordestinos. Na Sede, o destino de quem vai curtir o arrasta-pé é a Estação da Alegria.

continua após a publicidade

Uma área com capacidade para receber mais de 20 mil pessoas com total infra-estrutura: banheiros químicos, posto médico, segurança. No local, será montado um típico “arraiá”. Casinhas cenográficas vão garantir as comidas e bebidas típicas: licor, quentão, bolo, milho, mingau.
As noites vão ser animadas por grandes nomes da música nordestina, como  o cantor e compositor paraibano Flávio José, o pernambucano Targino Gondim e os paraenses da banda Calypso, além de trios de forró e artistas da região que vão puxar o fole e fazer muita gente dançar o xote, o xaxado, o baião e muitos outros ritmos. A diversidade de estilos garante uma festa democrática e deixa a certeza de que Mata é tradição, Mata é muito mais São João.

Em Imbassaí, assim como em Praia do Forte, o “arraiá” à beira-mar tem o gostinho das noites frias do Sertão, que precisam de quentão, licor, um par e muito forró pra esquentar. O vilarejo oferece um São João diferente, com praia durante o dia e festa junina durante a noite. Uma típica decoração já enfeita a nova praça, em frente a ponte na beira do rio, que recebe balões, fogueiras, bandeirolas, tudo para homenagear São João. Do dia 23 ao dia 25, o ponto de encontro será no Arraiá do Hexa com barraquinhas que vão comercializar bebidas e comidas típicas. A festa começa sempre às 22h.

continua após a publicidade