Formações rochosas de beleza inconfundível

A origem da gruta está associada aos planos de estratificação do mármore. Externamente apresenta um paredão com mais de 6 metros de altura, onde está localizada a Pedra do Sino, cujo formato e som metálico que emite justificam o seu nome.
A entrada é marcada por um vão de 1,80 metro de altura e cerca de 1 metro de largura e o piso está coberto por uma camada areno-argilosa de espessura variada, de coloração vermelho-acastanhada. Em seu interior possui inúmeras formações originadas pela solidificação da água ao longo de milhares de anos. As mais comuns são: cortinas, estalactites, travertinos e helictites.

A Gruta do Limoeiro, que possui vários salões internos é considerada a mais importante do Estado do Espírito Santo, por causa de sua profundidade e de suas formações rochosas de beleza inconfundível. É Patrimônio Histórico Estadual, está situada à 15km do centro de Castelo, e possui fácil acesso.
Estudos realizados comprovam vestígios da presença humana no local desde 5.000 anos atrás, até o período ceramista, o que a torna a mais importante área de estudos sobre a pré-história do Espírito Santo. No feriado passado mais de 300 turistas aproveitaram para conhecer a Gruta.
As visitas devem ser agendadas pelo telefone: (28) 3542-8532 – Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna