Piratuba, situada às margens do Rio Uruguai, em cenário privilegiado, no Vale do Rio do Peixe, é a principal estância de águas termominerais da região. A cidade tem nas fontes de águas termais seu maior atrativo. Mas também tem natureza, festas, encontros e muito verde.
Com a descoberta do lençol de águas termais sulfurosas, de ricas propriedades minerais e terapêuticas, logo se desenvolveu um balneário, com boa infra-estrutura para o aproveitamento das águas e hospedagem, dirigido pela Companhia Hidromineral de Piratuba. O município revelou sua aptidão para o turismo e hoje é conhecido em todo o Brasil. O Parque Termal, também chamado de balneário, abriga um complexo de piscinas para pessoas de qualquer idade ou gosto: rasas, fundas, semi-olímpicas, cobertas, abertas ao ar livre ou ainda com toboágua. Há também banheiro de imersão e duchas individuais, além de estrutura para práticas como lodoterapia, massoterapia, hidroginástica e recreação organizada. O balneário ocupa uma área verde de 105 mil m² que propicia caminhadas por trilhas ecológicas e está equipado com lanchonetes, churrasqueiras e camping. Permanece aberto das 7h30 às 19h30 e, no verão, até as 20h30. Nos finais de semana e feriados, às 11 horas, é feita uma demonstração do jato d’água da fonte termal, que atinge 25 metros de altura. É a maior atração da Estância Hidromineral de Piratuba.
A Rota do Engenho é realizado em vans ou microônibus, o passeio de duas horas inclui paradas nos principais pontos turísticos da região. A paz e tranquilidade do interior é a principal atração do passeio, a bela natureza, trilhas, lagos e o contato direto com os antigos colonizadores dão um toque especial.
O Passeio de Maria Fumaça pela histórica ferrovia São Paulo-Rio Grande, as margens do Rio do Peixe, passando pela ponte ferroviária sobre o Rio Uruguai é realizada todas as sextas e sábados.
Piratuba oferece ainda a prática de trekking e passeios de barco no lago da usina hidrelétrica de Machadinho.