Esperar o ano todo para tirar férias e, ao chegar ao destino, ficar insatisfeito com o hotel ou saber que um passeio não está incluído no preço do pacote adquirido são fatores que podem gerar frustração em uma viagem ou até acabar com as férias de uma pessoa. Como forma de orientar as milhares de pessoas que, nessa época do ano, se dirigem às agências e operadoras em busca de pacotes, a Abav-PR (Associação Brasileira das Agências de Viagem – Seccional Paraná) faz algumas recomendações para que transtornos sejam evitados e a viagem seja somente de descanso e diversão.

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A informação é o antídoto número 1 para evitar alguns problemas. Por isso, antes de adquirir um pacote, deve-se obter informações não somente sobre o pacote propriamente dito, como também sobre a empresa com a qual se está fazendo o negócio. "Primeiro de tudo, a pessoa deve se informar se a operadora é idônea, confiável, estabelecida há muitos anos no mercado. Pode ser nova, mas já tem que ter certa respeitabilidade. Além disso, é importante ver ser a empresa tem registro na Embratur, Abav, Sindetur, porque isso significa que ela passou por uma triagem, que tem um tempo de funcionamento, ou seja, ter o registro é um bom cartão de visitas", recomenda Josanne Rizental Savas, diretora da Associação Brasileira das Agências de Viagem – Seccional Paraná (Abav-PR).

Depois de informado sobre a empresa, o indicado é saber sobre o pacote turístico propriamente dito oferecido pela agência ou operadora e verificar se ele é condizente àquilo que se quer. "Se o cliente compra, por exemplo, um pacote com hospedagem em um três estrelas, é preciso ele ter ciência do que oferece. No Nordeste é um nível, na Serra Gaúcha pode ser outro", comenta Josanne.

Segundo a diretora, as agências geralmente têm material ou, pelo menos, um folder com informações e fotos dos hotéis incluídos nos pacotes. Se não tiver, os profissionais buscam o estabelecimento na internet para mostrar ao cliente não só a fachada, como as outras áreas comuns e quartos.

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Para não ter nenhuma surpresa desagradável e também como forma de garantia daquilo que se está comprando, Josanne Savas orienta ainda que, ao adquirir um pacote numa agência, a pessoa peça um recibo, onde deve constar, discriminadamente, todos os itens incluídos, como hospedagem, passeios, traslados, etc.

No geral, os pacotes têm um certo padrão de preços, mas alguma diferença pode ser expressiva no final das contas. Por isso, o melhor, de acordo com a diretora da Abav, é procurar um profissional de uma agência de viagem porque ele faz pesquisa nos preços entre as operadoras com as quais trabalha. Além do preço, é analisado o produto em si. "Como agentes, fazemos uma tomada de preços em, pelo menos, três operadoras para informar ao cliente qual oferece o melhor custo/benefício", diz Josanne Savas.

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