Geiranger é um braço de
um grande conjunto de fiordes
reconhecidos pela Unesco.

Os fiordes noruegueses acabam de ser incluídos pela Unesco na privilegiada lista do Patrimônio da Humanidade. Agora o Geirangerfjord e têm o mesmo reconhecimento dado à Grande Muralha da China, às Pirâmides do Egito, às Cataratas de Victoria, no Zâmbia, e ao Grand Canyon, nos Estados Unidos. A razão da Unesco ao criar a lista do Patrimônio da Humanidade é a de chamar atenção sobre locais que devem ser preservados para as próximas gerações. Além dos fiordes, primeira atração natural da Noruega na lista da Unesco, outras localidades do país também foram incluídas como patrimônios culturais: Bryggen (o antigo bairro da Liga Hanseática, em Bergen), a igreja do século XII, em Urnes, ambos na região dos fiordes; as pinturas rupestres em Alta; a antiga mina em Roros e, no ano passado, o arquipélago Vegan Archipelago.

continua após a publicidade

Paixão de viajantes

A Unesco não está sozinha nesta visão dos fiordes. Em 2004 a National Geographic Traveller Magazine nomeou esses fiordes como ?o melhor destino intocado do mundo?, e Chicago Tribune incluiu os fiordes da Noruega na lista das ?Sete Maravilhas da Natureza?, confirmando a opção de tantos turistas que todos os anos elegem essa região para suas férias.

Os fiordes exercem atração magnética aos seus visitantes, desde o século XIX, quando os primeiros turistas surgiram por lá. Foi nessa época também que as famílias locais começaram a hospedar lordes ingleses em suas férias, criando os primeiros hotéis da região, celebrizados por seu atendimento personalizado, pela tradição em receber. Hoje, reunidos como The Prominent Hotels of the Fjords, esses seis hotéis combinam cenários exuberantes e únicos – fiordes, geleiras, vilarejos, montanhas, sítios históricos, bosques, museus – com culinária sofisticada e hospedagem com alto nível de conforto.

Os fiordes da Noruega são relativamente ?jovens?, cavados no gelo durante uma sucessão de quatro eras do gelo, durante os últimos 2,5 milhões de anos. Uma imensa massa de gelo se desprendeu, removendo 5,4 mil quilômetros cúbicos, escavando o grande Sognefjord.

continua após a publicidade

Geirangerfjord, ao norte, é um braço do grande sistema de fiordes que começa em ?lesund. Uma de suas famosas cachoeiras é a Seven Sisters (De syv s¢stre). Nos fiordes é possível ver focas e até baleias nadando enquanto águias os sobrevoam e, graças à Corrente do Golfo, os fiordes noruegueses têm clima ameno. Maçãs e abricós crescem na latitude correspondente ao Alasca.

A operadora Scan-Suisse têm programas individuais para a Noruega, visitando esses cenários belíssimos, com cachoeiras, fiordes de águas variando do azul profundo ao verde-esmeralda e casinhas coloridas encarapitadas nas montanhas seja em Bergen, Lofthus, Ballestrand, Lofthus, Loen, Geiranger e a capital, Oslo. Mais informações: (11) 5531-7100 ou no site www.scan-suisse.com.br.

continua após a publicidade