Portão de entrada da Costa das Baleias, Prado possui 84 km de praias, falésias entrecortadas por córregos e riachos que deságuam em seu litoral. Entre as mais disputadas atrações do lugar estão os passeios ecológicos de ecoturismo em paraísos, como a Vila de Cumuruxatiba, além da excelente e variada cozinha.

continua após a publicidade

Entre belezas naturais intocadas e uma arquitetura que guarda resquícios dos primeiros momentos do descobrimento do Brasil, o município de Prado vem se destacando no cenário gastronômico baiano.

Em outubro, dos dias 10 a 18, a cidade terá suas ruas de paralelepípedos percorridas por amantes da boa cozinha. O Festival Gastronômico de Prado, que este ano entra na sua 4ª edição, funciona da seguinte forma: 15 restaurantes, lanchonetes, pizzarias e quiosques criam, cada um, um novo prato, exclusivo para o festival.

Os quitutes devem ser preparados com ingredientes típicos, tais como a mandioca, pimenta-de-cheiro, banana-da-terra e coco, originários da cultura africana, indígena e portuguesa. Os “turistas degustadores” poderão avaliar os estabelecimentos participantes, desfrutando de um saboroso roteiro culinário.

continua após a publicidade

“Este ano, o festival valorizará o legado dos colonizadores e dos primeiros habitantes, reverenciando a dança, a música e propiciando o conhecimento das delícias da gastronomia local.”, afirmou Eliana Molin, (Aprhope). O ano de 2009 promete ainda mais delícias”, revela.