O Festival do Turismo de Gramado chegou este ano à sua 20.ª edição, consolidando-se como um dos mais importantes eventos do turismo brasileiro com foco no fechamento e efetiva geração de negócios.
Promovido pelas empresárias Marta Rossi e Sílvia Zorzanello, o festival registrou este ano um aumento de 7% no número de inscritos em relação ao do ano anterior, resultando em 12.045 participantes.
O espaço físico também teve um incremento de 7,5%. “Nossa intenção não é crescer mais do que 9% ao ano, queremos atrair pessoas que realmente queiram fazer negócio”, enfatizou Sílvia Zorzanello.
Além de vendedores e compradores brasileiros, a feira reuniu pessoas de cerca de 30 países entre fornecedores do setor de turismo, agentes de viagens e jornalistas. Segundo Marta Rossi, mais de 50% dos expositores da feira de negócios estão presentes no evento há vinte anos.
Aeroporto
Questionada sobre as vantagens de um aeroporto em Gramado para facilitar o acesso dos turistas, a empresária disse não ser contrária e um dos fatores seria as condições climáticas não favoráveis.
“O aeroporto que está sendo planejado em Caxias do Sul, em uma área a trinta quilômetros de Gramado, seria a solução ideal porque vai atingir o mercado macro de Caxias que é econômico e industrial, promovendo o turismo de negócios”, disse Marta. “Em muitas cidades turísticas, o aeroporto fica a duas, três horas de distância, por que o nosso tem que ser colado?”, indagou.