A feira é a última |
Uma das maiores feiras de turismo da América Latina, o Festival de Gramado é também a feira de negócios que mais gera resultados. Desde a primeira edição, registra um número crescente de participantes. "É um evento aguardado a cada ano pelo trade turístico do Brasil e do Mercosul para agilização de negócios com o mercado mundial", destacam as empresárias, promotoras do evento, Marta Rossi e Silvia Zorzanello. Para essa edição, a expectativa é a de uma participação significativa de empresas e destinos turísticos de países da América Central, sobretudo o México.
Cerca de trinta países devem marcar presença no evento, apresentando destinos, parques temáticos, companhias aéreas e de navegação, redes hoteleiras, órgãos de turismo e prestadores de serviços. São eles: África do Sul, Argentina, Bolívia, Canadá, China, Colômbia, Costa Rica, Chile, Estados Unidos, Guatemala, Índia, Japão, México, Peru, Porto Rico, Cuba, Uruguai, Paraguai, Tailândia. Também países que integram a Comissão Européia de Turismo, como França, Itália, Alemanha, Portugal, Espanha, Suíça, Polônia, Reino Unido, Áustria e Bélgica.
Aproveitando nichos
Uma das novidades para a edição 2004 do Festival de Gramado será o Salão de Tecnologia para Indústria Turística. Empresas e prestadores de serviços poderão apresentar novidades na área de Tecnologia da Informação e Internet para o mercado turístico.
O ecoturismo também será tema de grande destaque dessa 16.ª edição. Além do Salão de Ecoturismo e Turismo de Aventura, realizado em sua segunda edição, e que terá a participação das principais empresas do segmento no Brasil, serão abordadas tendências, políticas públicas para o setor e os principais destinos no mundo.
Vitalidade
O Festival do Turismo também comprova a vitalidade do mercado comprador brasileiro de maior poder aquisitivo. Agentes de viagem de todo o País fazem parte do perfil do visitante da feira. Em 2003, mais de dez mil profissionais participaram da feira e do congresso e conheceram o produto turístico oferecido por 1.820 empresas presentes no evento.
Serviço: O Festival de Turismo de Gramado acontece de 18 a 21 de novembro, no Centro de Feiras Sierra Park. Mais informações: www.festivalturismogramado.com.br.
O polêmico turismo sexual é assunto de debate
O 16.º Festival do Turismo de Gramado abrirá espaço para um tema polêmico: o turismo sexual. A palestra acontecerá dia 19 de novembro, às 10h40, durante o congresso, que acontece no Hotel Serrano. A painelista será Rosa Marta Brown, presidente da Federación Internacional de Asociaciones de Ejecutivas de Empresas Turísticas (Fiaset), do México. O tema "Turismo e cidadania – função dos agentes ativos contra a prostituição infantil" será largamente debatido durante o evento.
No Brasil, a situação é tratada pela Polícia Federal, órgão responsável para esse fim. O governo também vem distribuindo cartilhas em um processo de conscientização junto ao mercado, com o objetivo de educar. Também está em andamento no País uma campanha contra a prática, com maior ênfase durante o carnaval em Recife, Fortaleza, Salvador, Manaus, Belém, Natal e Rio de Janeiro.