Nos meses de outono e inverno, as cores e perfumes das flores, que fazem de Nova Petrópolis um autêntico jardim, contrastam com os tons neutros que passam a compor o cenário. O plátano que perde as folhas é ornamento dos pontos turísticos mais belos da Serra Gaúcha, tornando o cenário bucólico, ainda mais romântico e convidativo.
E é neste cenário, com o frio rigoroso desta época do ano, que vai acontecer o Festival de folclore, nos dias 4 a 19 de agosto, vai integrar culturas e enaltecer os costumes germânicos por meio da dança, música e gastronomia típica.
A rede hoteleira oferece aproximadamente 1.200 leitos para acomodar os turistas que visitam a cidade e proporciona diferentes opções gastronômicas em mais de 28 estabelecimentos como cafés coloniais, restaurantes, bares, confeitarias e padarias.
A exuberância das belezas naturais, o potencial naturalmente turístico e a herança histórica e cultural deixada pelos imigrantes alemães, aliada à hospitalidade característica da cidade são alguns dos fatores que fazem de Nova Petrópolis um dos mais belos cartões-postais do Rio Grande do Sul.