O tradicional Festival da Pinga e de Produtos da Cultura Caiçara chega à 27º edição, de 20 a 23 de agosto, em Paraty, na Costa Verde fluminense. Programações musicais, folclóricas, infantis e gastronômicas fazem parte do evento, que promove uma verdadeira imersão dos visitantes na cultura caiçara.
Durante quatro dias as tardes serão embaladas por shows gratuitos de choro, samba e MPB. A programação noturna tem como destaques a banda TrioVirgulino, no dia 20/08; Antônio Nóbrega, que se apresentará na sexta, 21/08; Almir Sater, que fará o seu show no dia 22/08 e, para encerrar, no dia 23/08, o grupo Pimenta do Reino. A folia gastronômica vai oferecer pratos típicos, como a comida de tropeiro, frutos do mar e o tradicional camarão casadinho, que pode ser harmonizado com cachaças dos produtores locais.
Os visitantes também levam de brinde miniaturas das cachaças. A grande novidade deste ano é o envolvimento dos sete alambiques da cidade, que estarão abertos para visitação. Nesta edição do festival, Paraty ganha ainda mais um rótulo: a Cachaça Mulatinha, lançamento do alambique Paratiana.
Um desfile temático pelas ruas do centro histórico, ao som das marchinhas da banda local Santa Cecília, encenará os tempos de engenho, com escravos e tropeiros, nos dias 20 e 21.