Festas unem esporte e gastronomia

Instituições das mais antigas na Europa, os “schützenvereine”, como eram chamadas na Alemanha as sociedades de atiradores, deram origem à Schützenfest (ou Festa dos Atiradores), de Jaraguá do Sul. A prática do tiro como esporte é a essência da festa. Até hoje é cultivado nas dezenas de clubes de Caça e Tiro do município.

Essas sociedades exerceram importante papel na vida social, cultural e recreativa dos imigrantes alemães. Hoje, somam mais de 30 clubes somente na região.

A festa dos atiradores é o principal instrumento de resgate das tradições germânicas de Jaraguá do Sul e Vale do Itapocu. Durante dez dias são realizados campeonatos de tiro ao alvo entre clubes aficionados de todo o País. Mas o visitante também poderá treinar a pontaria, e com um pouco de sorte, ser coroado “Rei” ou “Rainha” do dia. A Schützenfest acontece entre os dias 9 e 19 de outubro. Informações: (47) 275-1300, e-mail schutzenfest@jaraguadosul.com.br, site www.schutzenfest.com.br.

Fenaostra

Alavancada pelo cultivo da ostra, cuja produção anual já alcança a marca de seiscentas mil dúzias, a Fenaostra mistura ingredientes irresistíveis para quem aprecia os deliciosos pratos à base de frutos do mar e quer se iniciar nos prazeres da degustação dos mais variados pratos, tendo a ostra como ingrediente principal. A Fenaostra é a única promoção do gênero no País a reunir num mesmo espaço atividades nas áreas gastronômica, técnico-científica, econômica, artística e cultural, tendo como mote a maricultura.

Durante seis dias, os visitantes terão à disposição atrações para diferentes públicos e gostos. São cursos, concursos, workshops, seminários, feiras de produtos e serviços, jornadas de negócios, além de um amplo salão de gastronomia e de muita diversão, com mais de 150 artistas mostrando o melhor da música, teatro, dança e folclore regionais.

Essa diversidade foi a receita para o sucesso do evento, criado em 1999, e faz dele um diferencial no circuito festivo de outubro em Santa Catarina. A festa ocorre de 7 a 12 de outubro, em Florianópolis. Mais informações: (48) 223-1054, site www.portaldailha.com.br/fenaostra.

Kegelfest

Outro esporte popular entre alemães e italianos do Alto Vale do Itajaí, o bolão (ou bocha), serviu como inspiração para a criação de mais uma festa: a Kegelfest – Festa Nacional do Bolão. Trata-se de uma típica competição esportiva, comemorada no estilo que os descendentes dos imigrantes europeus mais gostam, ou seja, com muita festa, comida e bebida.

Para incentivar a participação, foi criado o concurso de tomadores de Chope no Pino e a Copa Kegelfest de Bolão, envolvendo bolonistas de todo o Sul do Brasil. A festa acontece em Rio do Sul, de 2 a 4 e de 9 a 12 de outubro. Telefone: (47) 531-1260, e-mail turismo@riodosul.sc.gov.br, site www.riodosul.sc.gov.br.

Musikfest

Da integração das distintas etnias de que é formada a população de São Bento do Sul, Planalto Norte Catarinense, surgiu a Musikfest, literalmente traduzida como a Festa da Música. Colonizada por alemães, austríacos, tchecos, poloneses e brasileiros, a cidade apresenta interessante conjunto de manifestações culturais, refletido especialmente no gosto pela música, clássica ou popular.

A quantidade de grupos de canto e música , orquestra e grupos folclóricos, renderam à cidade o título de “Cidade da Música”. Acontece nos dias 10, 11 e 12 de outubro. Outras informações: (47) 631-6004, e-mail turismo@saobentodosul.sc.gov.br e site: www.saobentodosul.sc.gov.br.

Oberlandfest

Promovida pelo Grupo Folclórico Germânico Oberland com a proposta de festejar as tradições germânicas de Rio Negrinho, cidade localizada no Planalto Norte de Santa Catarina, a Oberlandfest chamou a atenção da população da cidade e caiu logo no gosto popular. Nos quatro dias do evento acontecem atrações que vão dos tradicionais desfiles de grupos folclóricos alemães, bailes animados por bandas típicas, concursos de tiro ao alvo, tomadores de chope em metro, bierwagen, desafios entre serradores de lenha e muita comida típica.

O evento acontece no Pavilhão dos Imigrantes, em Rio Negrinho, de 16 a 19 de outubro. Telefone (47) 644-2011, ramal 206, e-mail oberland@oberlandfest.com.br, site: www.oberlandfest.com.br.

Tirolerfest

Homens e mulheres de estatura alta, crianças loiras de olhos azuis, sotaque carregado, trajes típicos com cores vibrantes e bordados primorosos. Assim são os habitantes de Treze Tílias, no meio-oeste catarinense, que promovem todos os anos a mais bela festa fora do Tirol: A Tirolerfest.

Fundada em 1933 por imigrantes austríacos, a cidade possui pouco mais de cinco mil habitantes.

A arquitetura dos Alpes está presente em praticamente todas as construções, dando a impressão de que se está em uma típica cidade do Tirol, Áustria. A festa é em Treze Tílias, de 10 a 19 de outubro. Informações: (49) 537-0166, e-mail trezetilias@trezetilias.sc.gov.br e site: www.contestado.com.br.

Festa do Imigrante

A Festa do Imigrante de Timbó já vem sendo realizada há 13 anos. Criada para resgatar e preservar as tradições germânicas dos habitantes da cidade, oferece durante quatro dias a oportunidade de contato com as mais autênticas expressões da herança dos imigrantes alemães, com a música, a dança, o folclore, a gastronomia e o chope.

O evento acontece no Pavilhão Henry Paul, no centro da cidade. Este ano, a festa está direcionada aos 134 anos de fundação do município. O ponto alto das comemorações será o desfile alegórico no dia 12 de outubro. Timbó é uma bela cidade do Vale do Itajaí, conhecida pela preservação da natureza.

Possui exuberante vegetação tropical e belos jardins, com destaque para a variedade de orquídeas encontradas em toda a Região. A festa acontece de 9 a 12 de outubro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (47) 382-4170, e-mail timbó.fct.eventos@tpa.com.br ou no site: www.timbo.sc.gov.br.

Oktoberfest de Itapiranga

Realizada pela primeira vez em 1978 na comunidade de Linha Becker, interior do município de Itapiranga, extremo oeste de Santa Catarina, quase na fronteira com a Argentina, a primeira Oktoberfest do Brasil, como gostam de mencionar os moradores da cidade, enfatiza as manifestações culturais dos descendentes alemães como a dança, o folclore, a gastronomia típica, o costume de beber chope e praticar tiro ao alvo. Da primeira festa realizada na Linha Becker, a Oktoberfest de Itapiranga evoluiu e a partir de 1989 passou a acontecer também no centro da cidade. Com a construção do Complexo Oktober, situado no bairro Alto Jardim Bela Vista, a festa ganhou local fixo sem deixar de acontecer pelo menos três dias no lugar de origem.

Assim, ela acontece nos dias 4,19 e 25 de outubro na Linha Becker e nos dias 10,11,12 e 17 e 18 de outubro no Complexo Oktober. Esta Oktoberfest acontece nos dias 4, 19 e 25 de outubro na Linha Becker e nos dias 10, 11, 12, 17 e 18 de outubro no Complexo Oktober. Mais informações: (49) 677-3588, e-mail prefitap@smo.com.br e site www.itapiranga.sc.gov.br.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo