Em sete municípios de Santa Catarina, o tema é tipicamente alemão, com muito chope, marreco recheado, bandas, torneios de tiro ao prato, bolão e artesanato. A maior e mais conhecida é a Oktoberfest de Blumenau, que tem sua 22.ª edição entre os dias 7 e 23. Em Brusque, também no Vale do Itajaí, acontece a 20.ª Fenarreco, a Festa Nacional do Marreco, que tem como um dos destaques o prato principal: marreco com repolho roxo.
Em Itapiranga, no Extremo Oeste catarinense, de 7 a 10, é promovida a 27.ª Oktoberfest, a mais antiga de todas as festas. Ainda no chamado Vale Europeu, de 6 a 12, Rio do Sul promove a 16.ª Kegelfest, a Festa Nacional do Bolão, que preserva as tradições também dos imigrantes italianos na arte da paciência e precisão de jogar o bolão. Já a Musikfest, de 7 a 9, em sua oitava edição, exibe a mistura das tradições alemã, austríaca, checa e polonesa. A atração é o curioso concurso de ?tomadores de chope na bota?.
Pratos à base de ostras produzidas em Santa Catarina serão servidos na Fenaostra, em Florianópolis. |
No Norte do estado, em Jaraguá, de 6 a 16 acontece a 17.ª Schützenfest, a festa das schützenvereine, como são conhecidas as sociedades de atiradores. Elas foram levadas para Santa Catarina pelos seus primeiros imigrantes – hoje são 25 agremiações. Um pouquinho mais acima, Rio Negrinho promove, de 14 a 16, a 15.ª Oberlandfest.
No Meio-Oeste, entre os dias 11 e 16, a atração é a 15.ª Tirolerfest, em Treze Tílias, ?a cidade mais austríaca fora da Áustria?, com o dizem seus cinco mil habitantes. Durante a festa, são servidos o melhor da culinária da região do Tirol: goulach (bolo de carne), o scheiterhaufen (torta de maçã) e o spätzel (mininhoque com queijo).
Na Musikfest, a atração é o curioso concurso de ?tomadores de chope na bota?. |
A 19.ª Marejada será realizada de 7 a 23, em Itajaí. Trata-se da maior festa portuguesa realizada no Brasil. São mais de seiscentas atrações, entre elas a ótima culinária portuguesa à base de frutos do mar. Próximo a Itajaí, acontece a 15.ª Festa do Imigrante, em Timbó, de 7 a 12. A mistura das várias culturas imigrantes é o destaque. Tudo num clima rural regado a muito vinho e chope.
Uma das novidades este ano é a Festa das Tradições, em Joinville, entre os dias 7 e 16. A capital catarinense também faz parte do roteiro das festas de outubro, com a Fenaostra que, este ano, já está na sua sétima edição. Entre os dias 4 e 9, será promovido um festival de pratos à base de ostras produzidas em Santa Catarina, sinônimo de qualidade, degustadas atualmente nos melhores restaurantes do País.
A Festa Nacional do Marreco tem lugar em Brusque, no Vale do Itajaí. |
A 4.ª Bananenfest, Festa da Banana, que acontece de 7 a 9 de outubro, em Corupá, tem como objetivo divulgar o município de Corupá como Capital Catarinense da Banana, juntamente com o Estado de Santa Catarina, que conquistou, em âmbito nacional, a posição de maior exportador de banana, acompanhada pela difusão da cultura local, tradições, seu uso e aproveitamento na culinária e o manejo adequado para produção da fruta e demais matérias- primas possíveis de serem exploradas junto à bananeira.
A 5.ª Açorfesta, em São José, tem como objetivo valorizar, preservar e divulgar a cultura local herdada pelos 182 casais açorianos que chegaram a Santa Catarina em meados do século XVIII. A festa acontece de 14 a 16 de outubro.