A Festa Portuguesa entra em sua sexta edição unindo as culturas brasileira e portuguesa em Cabo Frio, sétimo município mais antigo do Brasil e com fortes indícios da arquitetura portuguesa e da tradição das famílias lusitanas.
O evento, que acontece de 8 a 17 de outubro, vai reunir música, dança, obras de arte, artesanato, festival gastronômico e um festival literário com grandes nomes da literatura em um debate sobre história, cultura e língua portuguesa, tudo isso nos cenários paradisíacos do Boulevard Canal, Praia do Forte e toda região central do município.
Para integrar Brasil e Portugal em uma grande festa, flâmulas serão espalhadas pelas ruas e em monumentos históricos. O longo período de realização da festa – dez dias – vai propiciar a moradores e turistas uma programação diversificada que leva desde a viagem pela música popular brasileira e música portuguesa, até as delícias do além mar.
Melhor representação disso é o festival gastronômico nos cerca de 20 restaurantes participantes e pratos elaborados com o melhor da cozinha portuguesa. Escolhidos por cada estabelecimento, devidamente identificados com banners alusivos ao evento, os pratos ganharam a consultoria especial do jornalista e organizador do festival de gastronomia de Búzios, Gil Castelo Branco.
Mas a famosa culinária portuguesa continua forte em todo o evento. Bolinhos de bacalhau, caldos e muito vinho podem ser encontrados na Vila Portuguesa, montada ao longo da Orla Scliar, e nos barcos-adega, atracados no Canal do Itajuru. A vila, decorada com azulejos e adornos típicos de Portugal, também oferecerá ao visitante artesanato e lembrancinhas alusivas ao evento.