Quem for a Morretes no período de 29 de abril a 8 de maio vai poder conhecer os produtos típicos que fazem a fama do município e região entre os turistas. A bala de banana, as conservas, os doces, sucos, artesanato e a tradicional cachaça morreteana são alguns dos principais atrativos da 22.ª edição da Festa Feira, Agrícola e Artesanal de Morretes, que acontece no centro da cidade.
O evento tem início no dia 29, às 21h, com o show de Alisson e Alexandre, mas a abertura oficial será no sábado, dia 30, às 11h, no Coreto da Praça dos Imigrantes. A partir de então, a programação inclui uma série de apresentações, que vão desde capoeira, música gospel, flauta, dança do ventre, fandango (dança típica da região) e até o lançamento de um CD, do Grupo Vivarinas.
Aproveite
Depois de uma visita à feira, a dica é aproveitar a estada na cidade para conhecer seus atrativos naturais e históricos. Vale, por exemplo, um passeio pelo pequeno mas gracioso centro, onde há diversos imóveis históricos que remetem à época da fundação de Morretes, em 1721. Em meio ao casario bem conservado, que se estende sobre estreitas ruas de paralelepípedo, está a Igreja Matriz, construída em 1769 no Largo da Matriz. Muitos dos restaurantes e outros estabelecimentos comerciais do centro funcionam em casas históricas que tiveram sua fachada restaurada.
Barreado: prato típico ainda é o maior atrativo nos fins de semana. |
Situada aos pés da exuberante Serra do Mar, a apenas setenta quilômetros de Curitiba, Morretes tem muito de natureza para mostrar. Um dos pontos que mais atraem turistas é o Pico do Marumbi, na verdade, oito picos que formam o Conjunto Marumbi, situado em um parque estadual, criado em 1990. O mais alto, de 1.547 metros, é o preferido para a prática do montanhismo.
Além das montanhas, as diversas trilhas e caminhos coloniais em meio à mata que ostentam pequenas cascatas também chamam a atenção dos que praticam montanhismo, canoagem, campistas e os que simplesmente apreciam o contato com a natureza. A atividade mais popular entre os jovens em Morretes é, sem dúvida, o bóia-cross, praticado no Rio Nhundiaquara. A canoagem já é uma forma menos radical mas também interessante para conhecer alguns atrativos, como a Ponte Velha no centro da cidade, considerada uma obra de arte, inaugurada em 1912 e recuperada em 1975; e a localidade chamada Prainhas, onde o rio forma um agradável recanto para lazer, com vestígios da histórica trilha do Itupava e acesso por Porto de Cima.
Do Rio Nhundiaquara, a vista do imponente Conjunto Marumbi. |
Um dos mais recentes atrativos de Morretes é o Santuário Nhundiaquara, um parque ecológico de quatrocentos hectares, onde se pode avistar a fauna e flora da Mata Atlântica. Situado em Porto de Cima, é um local destinado ao lazer, educação, conscientização e proteção ambiental, com infra-estrutura de alimentação, vestiário, guarda-volumes, recreação e estacionamento.
Gastronomia
Ir a Morretes e não provar do barreado preparado em algum dos seus mais tradicionais restaurantes é como não ter estado lá. Símbolo da fartura, festa e alegria, o prato típico não só de Morretes como do Paraná é ainda o que atrai a grande parte dos turistas à cidade histórica. Muitos dos restaurantes do centro servem o prato, que ainda é feito da maneira tradicional, em doze horas de cozimento. Veja dicas de restaurantes nesta página.
Serviço – A programação completa da Festa Feira Agrícola e Artesanal de Morretes pode ser consultada no site www.morretes.pr.gov.br.