Férias paradisíacas em Itaúnas, no Espírito Santo

As paradisíacas praias e as dunas fazem da charmosa e bucólica Itaúnas um destino perfeito para curtir as férias. Localizada a 25 km do município sede, Conceição da Barra, a vila de pescadores possui infraestrutura turística e muita “história para contar”.

Atualmente, Itaúnas reúne alguns dos maiores atrativos turísticos da Região Norte do Estado. As famosas dunas, que separam a nova vila da praia, são um atrativo ímpar e cenário a ser apreciado por todos que por ali passam. A história das dunas, aliás, está intimamente ligada a da vila atual, que surgiu após o soterramento do núcleo primitivo, fundado há cerca de 300 anos. A areia soprada pelos ventos nordeste invadiu casas e soterrou a vila. Fugindo do desastre ecológico ocasionado pela degradação da restinga entre a vila e o mar, os antigos moradores, em geral pescadores, foram se estabelecer na margem oposta do Rio Itaúnas, dando início ao atual povoado. Onde era o povoado se formaram as dunas.

Suas praias de águas mornas se estendem da Foz do Rio Itaúnas até os limites do Estado da Bahia. A Praia do Riacho Doce, por exemplo, é extensa e ainda em estado nativo. Fica na divisa com o estado da Bahia, tem águas mornas e próprias para banho e também é possível pescar.

O Parque Estadual de Itaúnas é outra atração, sendo área piloto da reserva da Biosfera de Mata Atlântica, que em 1992 foi declarada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como patrimônio da humanidade.

A área total do parque é de 3.150 hectares, compreendendo o espaço que vai da Foz do Rio Itaúnas até Riacho Doce, nos limites do Estado da Bahia. A biodiversidade do parque é rica, formando diferentes ambientes entre dunas, restingas, manguezais, praias, rios e alagados.

Os visitantes podem conhecer o local com passeios a cavalo, bicicleta, caiaques e canoa. Também é possível fazer descida de rapel e trilhas a pé pelos sítios arqueológicos e ambientes naturais. Imperdível!

Um capítulo à parte na história de Itaúnas é o forró. A vila, conhecida como a capital nacional do forró, tem em seu calendário de festejos o Festival de Forró de Itaúnas, que, em geral, ocorre no segundo semestre e reúne artistas consagrados como Dominguinhos, Elba Ramalho e o Trio Virgulino.

Para o músico Alceu Valença, o movimento musical foi responsável pela recuperação do prestigio do forró em todo Brasil. Isso porque, o evento reúne bandas de todo país, o que atrai milhares de turistas.

Voltar ao topo