O feriadão de Corpus Christi, entre os dias 11 e 14 próximos, tem a vantagem este ano de cair junto com o Dia dos Namorados. Não faltam motivos para aproveitar a deixa e fazer uma viagem a dois.
Que tal curtir o frio da serra em um clima mais que romântico? Ou navegar em um veleiro onde o casal protagoniza o passeio por ilhas paradisíacas? Se os namorados curtem natureza, então, nada melhor que um cenário repleto de matas e cachoeiras.
Elegemos três opções que podem fazer o seu Dia dos Namorados mais apaixonante, contemplativo, cheio de emoções. Escolha a que mais se encaixa no perfil dos dois e invista neste “tempero” para a relação.
Campos do Jordão
No inverno, a rara combinação de aconchego e badalação toma conta de Campos do Jordão. Localizada na Serra da Mantiqueira, em São Paulo, a cidade tem excelente infraestrutura, com ótimos hotéis, pousadas, restaurantes, bares e casas noturnas.
Tudo isso aliado às belezas naturais, que remetem ao clima de romance como em quase nenhum outro destino brasileiro. Quem visita a cidade deve conhecer um de seus cenários mais verdes e encantadores, o Horto Florestal, parque mais antigo do Brasil onde é possível admirar a maior reserva de coníferas de todo o estado paulista.
O parque é um excelente lugar para um passeio ecológico junto às araucárias centenárias que completam o cenário verde. O casal prefere um agito? O bairro Vila Capivari concentra a badalação. Durante a alta temporada marcas famosas abrem suas lojas no local.
Dois shoppings sazonais já foram abertos na cidade, o Market Plaza e o Aspen Mall. Além disso, é no Capivari que se encontra a famosa Cervejaria Baden Baden, um dos pontos mais charmosos da cidade, ideal para curtir um momento a dois ou reunir os amigos, encontrar gente bonita, saborear famosos pratos alemães e tomar o chope produzido no local.
José Alfredo Rodrigues |
---|
Parque mais antigo do Brasil, o Horto Florestal pede um passeio para contemplar araucárias centenárias. |
Em Campos do Jordão também há passeios de trem. A Estrada de Ferro Campos do Jordão, construída em 1914, leva o visitante até a cidade vizinha de Santo Antônio do Pinhal, mas o ápice do passeio é quando se alcança o Alto do Lageado, trecho ferroviário mais alto do País, com 1.743 metros de altitude.
A maioria dos visitantes aproveita os feriados e principalmente os finais de semana para conhecer a localidade. Porém, se der para esticar, vale a pena ficar uma semana para descobri-la por inteiro.
Coma bem
Exatamente no dia 10 de junho a cidade inicia a Temporada Gastronômica de Inverno. O Grupo Cozinha da Montanha de Campos do Jordão, que reúne 24 dos melhores restaurantes da cidade, seguirá o tema do 40.º Festival de Inverno de Campos do Jordão, que acontece em julho e homenageia a França, com um verdadeiro festival de fondues inéditos e pratos de chocolate inspirados em personalidades francesas.
O Baden Baden, por exemplo, reúne chocolate e cerveja; o Eco Parque Pesca na Montanha consiste na mistura exótica de peru picante com chocolate; já o Le Capivari é um fondue de queijos, salmão defumado e shitake.
Além de saborear os pratos, os turistas poderão participar de aulas de gastronomia de fondue e chocolate que acontecerão no Espaço SCA, nos sábados de junho, com os chefs dos restaurantes do grupo.
As aulas são gratuitas para grupos de 30 participantes, bastando fazer a inscrição antecipada no local do evento ou por telefone. Endereço: Avenida Dr. Emilio Ribas, 870 – Capivari. Telefone: (12) 3663-4497.
Angra dos Reis
Nada mais romântico que ter à disposição de vocês um veleiro. O cenário é o trecho entre Angra dos Reis e Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro. O roteiro fica a cargo do casal, com orientações do comandante, claro.
Mas vocês escolhem os locais onde querem parar, descer, mergulhar. Dormem e acordam no barco, com o canto dos pássaros e ao som das águas. Podem, ainda, escolher qual o trecho de praia ou mar que mais agrada ou então dormir em um lugar e acordar em outro – bastando combinar com o skipper.
Divulgação |
---|
Ilha do Cedro pode ser um dos pontos de parada do veleiro, conforme a preferência do casal. |
Sim, este passeio existe e é feito a bordo do veleiro Bruce Roberts. Passa por várias ilhas, como a do Cedro, Ilha da Cotia, Saco do Mamanguá ou qualquer outra da sua preferência.
O comandante vai para os locais mais propícios às atividades que o casal escolhe, seja mergulhar, apenas descansar nas areias de uma praia deserta, fazer trilhas ou tomar um banho de cachoeira. Mais: uma chef acompanha os namorados durante a viagem, elaborando o cardápio de acordo com as preferências gastronômicas dos dois.
Na noite do dia 12 está prevista entrega de um champanhe como um brinde a mais na lista de vantagens – uma vez que tudo, inclusive bebidas alcoólicas, já está incluso no pacote (sistema all inclusive). Tantas regalias têm seu preço: R$ 2,5 mil a diária (é preciso fechar no mínimo três).
O embarque acontece na quinta-feira (11) e o retorno é no domingo (14). Quem opera é a Latitude Cruzeiros de Veleiros: (13) 3228-8624 ou www.latitudecharter.com.br. Vale consultar a operadora para saber sobre outros pacotes, uma vez que mais opções estão sendo elaboradas para a data.